3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

As faces de Hannibal Lecter

Hannibal Lecter é um personagem de ficção elaborado pelo escritor Thomas Harris que apareceu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho (1981). Harris escreveu outros três livros sobre Lecter: O Silêncio dos Inocentes (1988), Hannibal (1999) e Hannibal, A Origem do Mal (2006). Os livros foram bem recebidos pelo público na época de seu lançamento.

Contudo não precisa ser um cinéfilo para perceber, a fama internacional de Hannibal Lecter veio com a adaptação para os cinemas de O Silêncio dos Inocentes em (1991). Graças, em grande parte, à perturbadoramente excelente interpretação de Anthony Hopkins. O ator levou para casa um dos cinco Oscar que a produção recebeu.

Com o sucesso, não é surpresa que todos os livros com o assassino canibal tenham sido adaptado para o cinema, e até para a TV. Confira todas as faces de Hannibal Lecter:

Seguindo a cronologia da vida de Lecter, não o lançamento das produções.

Hannibal - A Origem do Mal

Hannibal Rising
2007 • cor • 121
Direção: Peter Webber
Roteiro:Thomas Harris

Com Gaspard Ulliel interpretando a versão jovem de Lecter, o longa conta a origem do assassino desde a infância até a sua juventude. Apresentando a criação de sua personalidade canibalista e assassina devido aos horrores que sua família sofrera durante a 2ª Guerra Mundial.



Hannibal (série)

2013 - presente

A série de TV enfoca a relação de amizade entre o investigador especial da FBI Will Graham e Dr. Hannibal Lecter. Will Graham é escolhido pelo chefe de Ciências do Comportamento do FBI, para ajudar a investigar o desaparecimento de oito meninas em todo Minnesota. Para tal conta com a supervisão do psiquiatra Dr. Hannibal Lecter, antes deste se revelar um assassino em série. Mads Mikkelsen dá vida a Lecter. No elenco ainda estão Hugh Dancy e Laurence Fishburne.



Caçador de Assassinos

Manhunter
1986 • cor
Direção e Roteiro: Michael Mann

Nesta primeira aparição na tela grande, Hanibal é chamado de Lecktor é interpretado pelo ator escocês Brian Cox, e é apenas um personagem secundário. O agente do FBI, William Graham recorre à ajuda do conceituado psiquiatra Dr. Hannibal Lecter para capturar um serial killer que está aterrorizando a cidade com seus crimes brutais.



Dragão Vermelho

Red Dragon
2002 • Cor • 124 min
Direção: Brett Ratner
Roteiro: Ted Tally

Sim! Dragão Vermelho é tecnicamente um remake de Manhunter. A diferença é que o longa também é uma sequencia prelúdio do sucesso O Silêncio dos Inocentes e traz novamente a interpretação de Anthony Hopkins no papel. O agente especial do FBI Will Graham recorre à ajuda de Lecter para capturar o serial killer Francis Dollarhyde. O único problema é que, além de Graham considerar o psiquiatra um de seus piores inimigos, Hannibal está dando preciosas informações ao criminoso a respeito da família do policial. O elenco ainda conta com Edward Norton, Ralph Fiennes e Philip Seymour Hoffman.




The Silence of the Lambs
1991 • cor • 118 min
Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Ted Tally

Primeira interpretação de Anthony Hopkins para o personagen. Lecter é entrevistado pela novata do FBI Clarice Starling, com a intenção de capturar um assassino em série que está solto, matando mulheres. No elenco Jodie Foster.
Mas este é o filme da semana no blog, clique aqui e saiba tudo sobre ele!

Hannibal

2001 • cor • 131 min
Direção: Ridley Scott
Roteiro: David Mamet, Steven Zaillian

É a aventura final de Lecter, tanto nos livros quanto no cinema. Terceira encarnação de Anthony Hopkins para o personagem. Desde SPOILER sua fuga ao final de O Silêncio dos Inocentes, há 10 anos Lecter está entre os 10 mais produrados do FBI. Mason Verger, uma vítima e sobrevivente do assassino, procura vingança e usará Clarice como isca. Jodie Foster não retorna para o papel que ficou com Julianne Moore. Gary Oldman e Ray Liotta também estão no elenco.

0 comentários: