3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Trainspotting e os Beatles

O longa de Danny Boyle está recheado de referências aos Beatles. Não percebeu? Tudo bem, a gente separou todas pra você!

A cena em que os detetives perseguem Renton pela rua é uma referência à cena em Os Reis do Ié-Ié-Ié(1964), onde os Beatles são perseguidos por fãs.

Enquanto vêem o trem, os quatro amigos se organizam da mesma maneira como os Beatles fizeram na parte de trás do álbum Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band.

A cena em que os quatro amigos atravessam a rua entram no hotel faz referência à capa do álbum Abbey Road.



A cena em Renton acorda no sofá da manhã na casa de Diane e diz Olá para alguém passando pelo corredor, enquanto coberto com um cobertor até o queixo, é uma referência a uma cena em Help! (1965), onde Ringo é encontrado em uma mala de um carro coberto com um cobertor, e ao ser encontrado, diz Olá.

Enquanto vêem o trem, os quatro amigos se organizam da mesma maneira como os Beatles fizeram na parte de trás do álbum Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band.

A expressão "Madre Superiora" escrito na casa negociante é uma referência à canção Happiness is a Warm Gun, uma música sobre a heroína, que tem o verso "mother superior jump the gun".

quinta-feira, 30 de julho de 2015

V1d4 L0k4

Sabe aquele papo de "drogas, tô fora"? Pois é. Não é nada disso o que acontece aqui. A cidade é Edimburgo, o filme é Trainspotting - sem limites (Trainspotting, 1996), e o lema é "eu faço minhas escolhas". E as escolhas dos cinco amigos, Mark Renton (Ewan McGregor), Sic Boy (John Lee Miller), Spud (Ewen Bremmer), Tommy (Kevin McKidd) e Begbie (Robert Carlyle) não são nem um pouco convencionais.

Jovens, saudáveis, de situação estável, eles escolheram vuver aquela vida louca, desregrada, fora do padrão, só porque sim. E dane-se o resto. Sic Boy e Renton vivem se drogando com heroína como se não houvesse amanhã - e eles poderiam até se livrar do vício se quisessem, mas a verdade é que, por trás das tentativas frustradas de reabilitação,  eles não querem. Exceto Tommy, que nunca havia usado nenhum tipo de droga, todos os outros não tem medo de enfiar o pé na jaca. Até Begbie, que não usava heroína, usava de uma droga lícita e bastante aceitável (e apreciada) para desafiar a sociedade - o álcool.

Acontece que tudo tem seu preço, e eles vão descobrindo aos poucos o quanto as suas escolhas cobram da vida. Sic Boy e a namorada perdem um bebê (uma cena assustadora), Tommy se rende ao vício depois de uma desilusão amorosa, Spud não vai a lugar nenhum, Begbie passa a ser perseguido pela polícia, Renton descobre que entre o vício e ficar limpo para viver uma vida "careta" existe um abismo chamado abstinência e força de vontade. Mesmo já estando com meio caminho andado para uma vida careta e mais tranquila, quando surgea oportunidade de se dar bem com o contrabando de heroína e fazer muito dinheiro pra todo mundo, os limites da amizade são testados.

Em um ritmo alucinante e com excelentes soluções visuais para as alucinações, Trainspotting é mais do que só um filme sobre rebeldia. É sobre toda uma geração insatisfeita com a vida que tem, que não quer corresponder às expectativas, que não quer saber de responsabilidades - quer viver a vida como bem lhe aprouver, sem nem considerar as consequências. Um filme não convencional sobre um tema espinhoso, que é divertido, interessante, instigante e surpreendentemente otimista. Escolha a vida, não importa como vai vivê-la.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Curiosidades de "Trainspotting"

Todo o filme foi filmado em apenas sete semanas e meia.

A partir do minuto em que o filme entrou em pré-produção, Ewan McGregor foi sempre a primeira escolha para o papel de Renton.

Ewan McGregor estava disposto a usar heroína, para entender melhor o caráter de Renton. Mais tarde ele mudou de ideia.

A cena de sexo entre Ewan McGregor e Kelly Macdonald teve que ser cortado para o lançamento americano por alguns segundos, principalmente porque parecia que Diane - uma colegial no filme - parecia estar se divertindo muito.

Devido ao orçamento reduzido, a maioria das cenas tiveram que ser filmado em apenas um take.

Danny Boyle precisou usar métodos criativos ao dirigir, devido ao baixo orçamento do filme. Por exemplo, na cena em que Renton disparaem um cão com uma arma de chumbinho e, em seguida, o animal fica louco e ataca o seu proprietário, Boyle fez o cão a surtar simplesmente posicionando-se fora do alcance da câmera e gritando com ele.

O personagem de Jonny Lee Miller, Sick Boy, é obcecado com James Bond trivia. Miller é o neto de Bernard Lee, que interpretou "M" na série de Bond até 1979.

A escrita na parede do vulcão Nightclub é a mesma que aparece no bar Moloko em Laranja Mecânica (1971). Há também pinturas de Robert De Niro e Jodie Foster de Táxi Driver (1976).

Kevin McKidd (Tommy) perdeu a sessão de fotos para os promos porque ele estava de férias. Isto resultou em ele ser o único membro do elenco de chumbo não estar em qualquer um dos cartazes promocionais ou até mesmo a capa de vídeo.

Embora situado em Edimburgo, a maioria dos interiores, e alguns dos exteriores, foram filmadas em Glasgow. Uma exceção notável é a perseguição pela Princes Street. Além de Edimburgo, algumas filmagens ocorreram em Glasgow, também na Escócia.

A maior bilheteria de filme britânico de 1996.

Este filme foi a estréia do filme de Kelly Macdonald.

Trainspotting é o 2º filme do diretor Danny Boyle. Antes ele apenas havia trabalhado em Cova Rasa, de 1994.

A versão americana de Trainspotting teve seus primeiros 20 minutos dublados novamente, na intenção de diminuir o sotaque escocês.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Prêmios de "Trainspotting"

Segundo o IMDB o longa recebeu 22 prêmios e outras 23 indicações. Confira os principais.

Oscar
Indicado na categoria de melhor roteiro adaptado.

BAFTA
  • Melhor roteiro adaptado.
Indicado nas categorias de melhor filme britânico (Prêmio Alexander Korda).

Prêmio Bodil
  • Melhor filme não-americano.

Brit Awards
  • Melhor trilha sonora.

Independent Spirit Awards
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

MTV Movie Awards
Indicado Best Breakthrough Performance - Ewan McGregor

Satellite Awards
Inicado Best Motion Picture - Drama, Best Performance by an Actor in a Supporting Role in a Motion Picture - Drama - Robert Carlyle, Best Motion Picture Screenplay - Adaptation.

Confira a lista completa no IMDB.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Trainspotting - Sem Limites

Esta semana passaremos em Edimburgo, Escócia.

Trainspotting
1996 - Reino Unido
94 min - cor
Drama

Direção:Danny Boyle

Roteiro: John Hodge

Elenco: Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller, Kevin McKidd, Robert Carlyle, Kelly Macdonald, Peter Mullan, James Cosmo, Eileen Nicholas, Susan Vidler, Pauline Lynch, Shirley Henderson, Stuart McQuarrie, Irvine Welsh, Dale Winton,

Baseado em livro homônimo de Irvine Welsh.

domingo, 26 de julho de 2015

Simplificando a complexidade!

Satsuki tem 10 anos, Mei 4, sua mãe está muito doente, internada por meses, seu pai precisa sozinho dar conta das despesas e de sua educação. Uma mudança para uma casa de campo quase abandonada é necessária para ficar mais próximo do hospital. Ainda assim, as meninas conseguem ficar animadas com "a casa nova", e os arredores, os vizinhos, o jardim...

E que jardim, cheio de "espíritos da floresta" (os chamo assim por falta de palavra melhor para explicar esses seres da natureza tão enraizados nas obras de Miyazak). Bichinhos de fuligem, pequenos animaizinhos, outros grandes e brilhantes que podiam muito bem viver no País das Maravilhas, e claro Totoro.

Reais, metáforas ou válvulas de escape para a complexa situação em que Satsuki e Mei vivem. A compreensão do que são essas criaturas vai depender da idade do expectado, e pode, aliais deve, mudar com o tempo. É difícil até acreditar que o filme foi feito para um público específico, meninas pequenas. Eficiente e simples, assim é Meu amigo Totoro.

A animação de 1988, só foi descoberta pelo pessoal do lado de cá do globo, depois do sucesso de A Viagem de Chihiro (ainda existem muitos que não o conhecem). E apesar da distância de datas entre as produções Totoro, já traz todas as características consagradas dos estúdios Ghibli, que tanto encantaram em Chihiro. 

Trata de problemas complexos de forma simples, sem evitar que os personagens cresçam ao longo da jornada. Traz um mundo mágico e repleto de mitologia e metáforas. Um momento de vôo encantador (e também tem metáfora aí). E protagonistas femininas fortes. Devo admitir aqui, o único escorregão da animação: como essas meninas gritam! 

Não sei se é uma diferença cultural, ou  Miyazak ainda estava descobrindo "como criar suas meninas". Mas para Satsuki e Mei tudo é empolgante e assustador ao extremo. Elas se empolgam, se assustam, sempre em grande escala e volume alto. Mas a falta de sutileza momentânea é compensado por todos os outros aspectos positivos mencionados nos parágrafos anteriores. 
Meu amigo Totoro é um ótimo próximo próximo passo neste universo único dos estúdios Ghibli. Simples, complexo, delicado e lúdico, precisa pedir mais de uma animação?

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Tatuagens inspiradas em "Meu Amigo Totoro"

Segue nosso momento "#FicaADica" da semana. Está procurando a imagem perfeita? Totoro também é seu melhor amigo? Então seguem alguns belos modelos de tatoos inspiradas pelo anime. 

De fato as a criatividade é tanta, que a certa altura precisamos parar de pesquisar, ou este post ficaria gigantesco. Confira as melhores! Qual sua favorita? Você já tem uma? Mostre pra gente!!!

(Clique nas imagens para ampliar)










 


quarta-feira, 22 de julho de 2015

Curiosidades de "Meu Amigo Totoro"

Rei Totoro é a mascote do estúdio de Hayao Miyazaki, Studio Ghibli.

O filme é parcialmente autobiográfico. Quando Hayao Miyazaki e seus irmãos eram crianças, sua mãe sofreu de tuberculose por nove anos, e passou grande parte de seu tempo hospitalizada. Está implícito, mas nunca é mencionado no filme, que a mãe de Satsuki e Mei também sofre da doença. Certa vez, Miyazaki disse que o filme teria sido doloroso demais para ele fazer se os dois protagonistas fossem meninos, em vez das meninas.

Os nomes das duas meninas, Satsuki e Mei é uma brincadeira com a palavra de Maio. "Satsuki" é uma palavra japonesa velha para maio, e "Mei" é a pronúncia japonesa da palavra Inglês "Maio".

Hayao Miyazaki originalmente concebeu os personagens Satsuki e Mei como um único garota. Ele queria acrescentar suspense para a segunda metade do filme, e ele sentiu que não iria funcionar com apenas uma única menina, então ele dividiu-a em duas meninas separadas. A menina original tinha características de ambas e tinha 7 anos de idade, a meio caminho entre as idades de Satsuki (10) e Mei (4).

Meu Amigo Totoro, e outras obras de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli. influenciaram bastante os animadores da Pixar. O resultado? Uma homenagem em forma de "Easter Egg" em Toy Story 3. Quem encontrou Totoro entre os briquedos "estadunidenses"?

O filme inicialmente não se saiu bem nas bilheterias, e não fez sucesso até cerca de dois anos após o lançamento, quando bonecos inspirados no Rei Totoro chegou às prateleiras.

O filme ganhou um lançamento produzindo pelos estúdios Disney em 2005. 

Dakota Fanning que nasceu em 1994, seis anos após o lançamento original do filme, se juntou ao elenco de voz para o re-lançamento de 2005 (altura em que ela tinha 11 anos). Sua irmã caçula Elle também participou da "redublagem". Dakota e Elle deram vida respectivamente a Satsuki e Mei.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Prêmios de "Meu Amigo Totoro"

Blue Ribbon Awards
  • Special Award - Hayao Miyazaki

Kinema Junpo Awards
  • Kinema Junpo Award - Best Film
  • Readers' Choice Award - Best Japanese Film

Mainichi Film Concours
  • Best Film
  • Ofuji Noburo Award

Saturn Award (1995)
Nomeado Best Genre Video Release

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Meu Amigo Totoro

Foi por total acidente que escolhemos este filme para estrear no dia do amigo aqui no blog.

Tonari no Totoro (となりのトトロ)
1988 - Japão
86 min - cor
Animação/Aventura/Fantasia

Direção:Hayao Miyazaki

Roteiro: Hayao Miyazaki

Elenco: Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Hitoshi Takagi.

Em 2005 ganhou uma versão de lançamento ocidental produzida pela da Disney.


sábado, 18 de julho de 2015

Galeria de imagens dos Bastidores de "A Primeira Noite de Um Homem"

Confira também a galeria de paródias da famosa foto da perna.

(Clique nas imagens para ampliar)