Home » , , » Um remake que não é 'mais do mesmo'

Um remake que não é 'mais do mesmo'

The italian job é tão bacana que tem duas versões bem diferentes e eu não consegui escolher qual eu mais gostei. No original de 1969, com Michael Caine elegantérrimo no papel de Charlie, há todo aquele clima romântico de filme antigo. Eu fiz a experiência de ver o filme mais novo antes de ver o original, e a impressão que ficou pra mim - ao assistir nessa sequencia - de que o filme da década de 60 parecia uma ótima produção de época. Mas, não era, era o que havia de mais moderno no período da produção. E a segunda versão, de 2033, tem dois grandes motivos pra me cativar: Edward Norton e Mark Walbergh. Pois é. Mas nem eles dois juntos, nem o charme e o sotaque inglês de Mr. Caine me encantaram mais do que os grandes astros do filme: 3 carrinhos lindos, que viraram meu sonho de consumo - Mini Cooper, tanto no design antigo quanto no mais moderninho. O roteiro nos dois é bem simples: um roubo perfeito, planejado nos mínimos detalhes, e a tecnologia é a mais importante arma que o grupo usa. Charlie é o boa pinta e cérebro do plano, o humor leve e pontual dá leveza à trama. A chave do sucesso? Mini Coopers turbinados. Tem como não dar certo um filme desses?

A versão de 2003 é um dos meus filmes de ação favoritos. E foi bem por acaso que me apaixonei por esse filme. E gostei pelos mesmos motivos que o original também me encantou: os minis, claro, e o clima de humor que ronda toda a trama. O plano absolutamente perfeito e planejado nos mínimos detalhes tem sempre uma brecha para um possível erro, mas até isso é planejado. E a saída é sempre perfeita. Torcer pelos bandidos, isso é um mérito que o roteiro bem enxuto e amarradinho faz.

Um detalhe que me chamou a atenção foi o progresso tecnológico influenciando nas condições de planejamento do assalto. E o valor do prêmio também. US$4 milhões era uma quantia tão obscena na década de 60 quanto US$35 milhões nos dias atuais. Mas se no antigo não tinha piadinhas sobre a criação do Napster (se fosse feito atualmente, seria o Facebook?), o atual não tem a elegância dos ternos e o charme do sotaque inglês. Pontos a favor de um e de outro, nenhum contra. Nessa "briga", quem sai ganhando somos nós, fãs de bons filmes de ação.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates