A Megera Domada

Hora do dever de casa! Afinal Shakespeare ainda é o tema do mês, nada mais justo que dar uma espiadinha na obra que inspirou o filme da semana, 10 Coisas que Eu Odeio em Você, e várias outras produções. 

Kiss Me Kate, chegou aos cinemas também em 3D, em 1953
The Taming of the Shrew, ou A Megera Domada no Brasil, é uma das primeiras comédias de Willam Shakespeare que tem como tema central, conquistas amorosas, casamento e guerra dos sexos.

Na trama Bianca tem vários pretendente, mas não pode se casar, pois sua irmã mais velha Catarina ainda não se casou. O motivo da solterice? A moça se recusa a ser uma submissa esposa papel das mulheres na época. Os pretendentes de Bianca logo arranjam uma forma de casar a irmã megera, com o grosseirão Petrúquio. A partir daí, acompanhamos a tentativa de Petrúquio de amansar sua difícil esposa. E as peripécias dos pretendentes de Bianca, para fazer a corte à inatingível moça.

Liz Taylor em A Megera Domada  - 1967
Aracy Cardoso e
Edson França em
A Indomável
Todos fazem tudo por amor, mentem, trapaceiam em duas linhas bem distintas de humor. O popular das brigas de Petrúquio e Catarina, ou o mais sofisticado produzido pelos intricados disfarces dos pretendentes de Bianca. Enquanto isso Shakespeare faz uma crítica ao machismo e aos costumes da época.

Além da versão tradicional dos palcos é possível encontrar a trama de A Megera Domada em diversas versões e adaptações. Na Broadway o Kiss me, Kate traz a comédia em forma de musical, que chegou também aos cinemas em 1953 com o título em portugês de Dá-me um Beijo.

Teve uma dezena de adaptações tradicionais para o cinema e a TV desde um curta metragem de 1908 de D.W. Griffith (de O Nascimento de Uma Nação), até as mais famosas de Sam Taylor em 1929, com Mary Pickford e Douglas Fairbanks. E de Franco Zefirelli em 1967, com Elizabeth Taylor e Richard Burton nos papéis principais.

Antônio Fagundes e
Maria Isabel de Lizandra
em O Machão
Versões tupiniquim vem em forma de novela! E nós produzimos 3 baseadas na peça. A Indomável da TV Excelsior(1965) foi dirigida por Walter Avancini. Passada na década de 1920, tinha nos papéis principais Aracy Cardoso (Catarina), Edson França (Petrucchio) e Nívea Maria (Bianca).

O Machão (1974 - 1975) da TV Tupi, teve A Indomável como base, mas foi reescrita por Sérgio Jockyman. A direção era de Luiz Gallonm e Edson Braga. Começou a ser transmitida em preto-e-branco e ganhou cores durante a sua produção, que contava com Antônio Fagundes, Maria Isabel de Lizandra e Irene Ravache.

O Cravo e a Rosa (2000 - 2001) da TV Globo, é um remake de A Indomável, que contou novamente com a direção de Walter Avancini. O texto era de Walcir Carrasco, e contava com Adriana Esteves (Catarina), Eduardo Moscovis (Petrúquio)e Leandra Leal (Bianca). Com um grande sucesso no morno horário das 18h, foi esticada em 70 capítulos e repisada menos de 2 anos depois de seu termino, e ganhou nova reprise anos mais tarde.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates