The Doors levou cerca de 20 anos para ser enfim produzido. As filmagens ocorreram entre 19 de março e 20 de junho de 1990.
Durante as filmagens, músicas do Doors estavam constantemente sendo tocadas no set.
Antes da audição, Val Kilmer memorizou as letras de todas as canções escritas por Jim Morrison. Ele também enviou o diretor Oliver Stone um vídeo dele executando algumas canções do The Doors, que Stone alegou ferir a imagem de Kilmer como Morrison.
Os membros sobreviventes do "The Doors" afirmam que Val Kilmer fez um bom trabalho como Jim Morrison tocando e cantando como ele que não conseguiam distinguir a voz do verdadeiro a de Morrison.
Val Kilmer quebrou o braço quando executou um salto do palco no meio da multidão e o dublê não conseguiu pegá-lo, deixando Kilmer com um crescimento anormal em seu cotovelo direito.
Kilmer usou lentes de contato especiais que fizeram suas pupilas parecem dilatadas nas cenas em que Morrison estava drogado.
Closeups usavam a voz de Kilmer, as tomadas á longa distância usam a de Morrison.
"Mr Mojo Risin" é um anagrama de "Jim Morrison".
O poema que Jim Morrison está lendo na abertura do filme é, na verdade, duas seleções de seu livro de poesia "Uma Oração americana": "Awake Santo Song" e "Awake". É o mesmo livro que Jim dá a sua banda no final do filme. A versão musical de An American Prayer não foi, contudo, gravada pelos membros sobreviventes do The Doors até vários anos depois da morte de Morrison.
Antes da produção, Val Kilmer viveu e respirou Morrison por quase um ano, vestindo-se com suas roupas e rondando em seus antigos redutos na Sunset Strip. O biógrafo de Jim Morrison Jerry Hopkins diz que o viu um dia quando encontrou Oliver Stone para o almoço, usando um telefone público no restaurante, e estava tão convencido pela imagem crível ele montou que o primeiro pensamento que entrou em sua cabeça era: "Eu tinha esquecido o quão alto era Jim.
Quatro anos e meio antes de Crispin Glover retratar Andy Warhol neste filme, os dois se conheceram quando ambos foram convidados para o casamento de Madonna e Sean Penn.
Depois da cena em que Jim está sendo fotografado, ele fica no lugar e olha para a câmera enquanto jornais e revistas voam, mostrando ascensão do The Doors para a fama, mas também, uma escultura de uma figura grega aparece sobre Jim. Esta é uma escultura de Alexandre, O Grande. Jim Morrison se comparou a Alexandre, o Grande várias vezes em sua vida. Diretor Oliver Stone iria dirigir Alexandre sobre Alexandre, o Grande, estrelado por Kilmer como o pai de Alexander.
O verdadeiro guitarrista do Doors Robby Krieger pode ser visto brevemente andando pelo grupo enquanto eles conversam no corredor no cenário do London Fog.
O papel de Billy Idol no filme era originalmente muito maior. Antes de filmar, Idol sofreu um acidente de moto que o deixou gravemente ferido e incapaz de andar. Devido a isso, seu papel no filme foi reduzido severamente, e você vai perceber que quando ele aparecer no filme, ele está de muletas, sentado ou deitado.
O verdadeiro túmulo de Jim Morrison é mostrado no final do filme, filmado no Père Lachaise, em Paris, na França. A lápide foi entretanto alterada e as pichações foram retiradas das sepulturas vizinhas, a pedido dos pais de Jim. O busto de Jim acredita-se ter sido roubado em algum momento de 1988. O túmulo também é cercado com uma cerca de aço para evitar vandalismo, como pedaços de pedra foram retirados e roubados ao longo dos anos.
O comentário de Jim Morrison ao ser entrevistado sobre a gastar mais dinheiro em álcool e tabaco do que a educação é tirado de "The Doors of Perception", de Aldous Huxley.
O guitarrista Robby Krieger insistiu que a cena que mostra a banda ensaiando "Light My Fire" deixasse claro que foi ele, e não Jim Morrison, que compôs a música.
A cena em que Jim esmaga uma TV, quando estava no estúdio de gravação realmente aconteceu. Ray Manzarek descreve esta cena vividamente em sua autobiografia "Light My Fire".
Oliver Stone afirmou no comentário sobre versão do diretor que as seqüências de concertos foram baseados na cena de orgia em Os Dez Mandamentos.
O bar que Jim e seus amigos freqüentado no filme é Barney's Beanery, um local popular em W. Hollywood, CA. Este foi o último lugar Janis Joplin foi antes de ela morrer mais tarde naquela noite em um hotel nas proximidades.
Oliver Stone fez diversos apelos para que Ray Manzarek, tecladista do The Doors, trabalhasse como consultor no filme. Manzarek não apenas recusou o convite, como posteriormente declarou que The Doors conta de forma horrível a história da banda.
Meses temáticos!
Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.
0 comentários:
Postar um comentário