Divertido, emocionante e original, Yesterday (Yesterday, 2019) é a prova de que comédias românticas e musicais podem ser melhor explorados e apreciados. Usando de forma inteligente as famosas músicas de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, os Beatles, a trama de Richard Curtis (que também assina o roteiro) e Jack Barth brinca com os clichês dos gêneros e os transforma em um filme leve, que acalenta até mesmo quem não é fã da banda - acreditem, eles existem.
Ellie (James) é a melhor amiga, empresária e maior fã de Jack (Patel): à espera de um milagre |
Jack Malik (Himesh Patel) é um músico inglês que está há anos tentando emplacar no mercado. Sua melhor amiga e empresária, Ellie (Lilly James), parece ser a única a continuar acreditando no seu talento - ele próprio parece estar à beira da desistência quando percebe que suas músicas não conseguem alcançar nem mesmo o coração de seus amigos. Um noite, voltando para casa, Jack se envolve em um acidente: durante um apagão, ele foi atingido por um ônibus. Ao acordar no hospital, tudo parece normal - mas há algo ligeiramente diferente.
Jack canta "Yesterday" para os amigos, que ficam emocionados com a repentina "composição" |
De repente, parece que o mundo esqueceu quem são os Beatles. Ninguém se lembra. Quer dizer, sequer há uma evidência de que o grupo tenha existido. Se nem uma busca pela internet resulta em uma resposta satisfatória, há algo de muito errado, certo? Eis que uma oportunidade aparece: se ninguém sabia ou "tinha criado" as canções dos Beatles, ele poderia pegá-las e usá-las como se fossem suas próprias. Mas isso seria ético? E quem poderia impedi-lo? E se esse fosse o milagre do qual Ellie tinha lhe falado e a chave para o seu sucesso?
Com faro para o sucesso (e a grana), a empresária Hammer (McKinnon) se interessa por Jack |
Fica óbvio que esse é um filme de um fã homenageando sua banda preferida - e foi feito da melhor forma possível, com todo o carinho e respeito que só um fã de verdade é capaz de tratar. O roteiro parece caminhar para um fim previsível desde o início, mas não é bem assim que acontece - e é exatamente aí que mora a magia de Danny Boyle. A afinação do elenco (com perdão do trocadilho) é um espetáculo à parte: James e Patel formam uma dupla incrível, e todos os personagens secundários tem seu momento de glória. O destaque entre eles é, sem dúvidas, Joel Fry - seu personagem, um roadie bem desligado, é muito divertido. As participações especiais também são ótimas, principalmente Kate McKinnon (como uma empresária pra lá de competitiva) e Ed Sheeran, que interpreta a si próprio (em um ótimo trabalho para um não-ator, ainda mais porque ele levou a sério o "não se levar a sério" para este papel).
Todas as atuações estão ótimas, e as participações especiais, como a de Ed Sheeran, são divertidas |
Dosando perfeitamente humor sarcástico tipicamente inglês, amor, nostalgia, uma pitada (generosa) de crítica à indústria e música de excelente qualidade, Yesterday é uma ótima pedida para o fim de semana. Despretensioso e surpreendente, deve agradar ao público em geral - em especial aos fãs da banda que tanto propagou o amor em suas canções.
0 comentários:
Postar um comentário