Home » , , » Curiosidades estelares

Curiosidades estelares

Com seis longas, mais um universo expandido e uma infinidade de histórias não foi fácil selecionar as curiosidades deste post. Confira as mais interessantes e inusitadas!

Posando para foto: o elenco de Star Wars
- Star Wars IV - Uma nova esperança foi a maior bilheteria de 1977, arrecadando 775,3 milhões de dólares. Atualmente é 31ª maior bilheteria do cinema

- O longa é considerado por críticos como o marco de início da "Era dos blockbusters" (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características).

- Por acreditar que não conseguiria o orçamento e o tempo necessário George Lucas dividiu sua história em três partes, e resolveu contar apenas o 1º ato. Quando o estúdio achou que ele merecia um salário maior por escrever, produzir e dirigir o filme, ele preferiu a garantia de que poderia realizar os capítulos seguintes e uma boa fatia no merchandising.

- O subtítulo Episódio IV: Uma nova esperança não constava originalmente. George Lucas nem acreditava que continuaria a história, e só foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império contra-ataca. Como virou marca, atualmente até mesmo os nomes traduzidos foram abandonados, não vemos mais Guerra nas estrelas ou A guerra das estrelas, como era conhecido em Portugal. No mundo todo vemos Star Wars.

- Durante a elaboração do roteiro, Han Solo chegou a ser um alienígena verde e Luke, um general de 60 anos de idade. Que bom que Lucas mudou de ideia!

- O sobrenome original de Luke (nome obviamente escolhido devido ao nome do diretor) era Starkiller, alterado para Skywalker no roteiro final.
- Já Chewbaca, o copiloto Wookie de Hans Solo, foi inspirado no enorme cachorro de Lucas, que costumava sentar no banco do carona do carro. O nome do bichinho de estimação? Indiana!

- Peter Mayhew foi escolhido para dar vida a Chewie, ao se levantar. Ele mede 2,10m.

- A composição do personagem Luke Skywalker, bem como o sabre de luz, e mesmo parte do visual de Darth Vader foi inspirado em antigos contos de samurais.

- Aliás, reinterpretação dos arquétipos mitológicos é o que não falta nos filmes. Lucas se inspirou com o livro O herói de mil faces, de Joseph Campbell.

- Para impressionar os executivos da Fox, Lucas contratou Ralph McQuarrie, designer da Boeing e artista conceitual, para desenhar as cenas a partir do roteiro.

- A Industrial Light e Mágic, ILM, atualmente uma das maiores empresas de efeitos especiais foi fundada por Lucas, em 1975 para criar os efeitos do filme.

- A trilha sonora foi composta por John Willians e gravada pela Orquestra Sinfônica de Londres. Sua função nas palavras de Lucas era servir de "âncora emocional", ja que o que víamos na tela era completamente novo.

- Junto com os outros filmes, O Império contra-ataca e O retorno de jediUma nova esperança foi relançado em 1997. Nessa versão, os efeitos visuais e o som foram melhorados e a imagem foi resmasterizada.

- Existem várias referências a Star Wars nos filmes de Indiana Jones. Em O templo da perdição, por exemplo, o arqueólogo passa por um pub chamado Obi-Wan. Confira outras referências em nosso post Indiana Jones e a guerra nas estrelas.

- C3PO, o droide de protocolo de Star Wars foi inspirado no robô de Metrópolis, filme mudo alemão de 1927.

- Já a concepção das cenas com foco no Império homenageam filmes da cineasta alemã Leni Riefenstahl. A semelhança da cena final com uma cena de O triunfo da vontade (Triumph des willens). É inegável.


Problemas

- Nem tudo foram estrelas na saga que virou a produção de Uma nova esperança. Para Lucas, o orçamento e o tempo eram curtos. Para os executivos da FOX, o filme era confuso, infantil, e os atores desconhecidos nos papéis principais eram uma ameaça. E isso foi só o começo...

- Na Tunísia, local onde se iniciaram as filmagens, o calor de 40 graus debaixo de fantasias pesadas era o menor dos problemas. Para começar, na primeira semana a equipe de produção enfrentou uma tempestade no deserto. A maior em 50 anos! O cenário do planeta Tatooine foi destruído, atrasando a produção.

- Ainda na Tunísia, a primeira vez que colocou a roupa completa de C-3PO, o ator Antony Daniels teve seu pé cortado pelo plático da armadura.

- Já R2-D2 não andava muito bem no solo acidentado: quedas eram constantes.

- A esperança era recuperar o tempo perdido agilizando as filmagens em Londres, mas o plano não funcionou muito bem... As normas do sindicato inglês obrigavam Lucas a encerrar as filmagens todos os dias às 17h30. Nada de horas extras.

George Lucas: "Um dia isso vai ser o R2-D2!"
- Os trabalhos de efeitos especiais na ILM também enfretavam atrasos. Segundo Lucas, a equipe parecia ter uma atitude "meio hippie" com relação aos prazos.

- Após as filmagens, a primeira montagem do filme foi um desastre. O editor não entendia as ideias de Lucas e se recusava a segui-las. Lucas o dispensou e contratrou outra equipe. Mais um atraso.

- Esses foram apenas alguns dos problemas enfrentados por Lucas, que, a certa altura, foi parar no hospital com dores no peito. O diagnóstico: hipertensão e exaustão.

- O filme seria lançado no Natal de 1976. Contudo, diante de tantos problemas, foi adiado para o verão do ano seguinte. Anos mais tarde, a data foi escolhida para comemorar o Dia do Orgulho Nerd.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates