Home » , , , » O verdadeiro Bandido da Luz Vermelha

O verdadeiro Bandido da Luz Vermelha


O Bandido da Luz Vermelha, personagem título do filme desta semana no DVD, sofá e pipoca, realmente existiu. O longa de 1968 foi inspirado na vida de João Acácio Pereira da Costa.

João Acácio nasceu em 1942 em Joinville, Santa Catarina e ficou órfão aos quatro anos. Foi então que iniciou sua vida criminosa, para sobreviver. Chegou ao estado de São Paulo ainda na adolescência, fugindo dos furtos que praticara em Santa Catarina. Foi morar em Santos, onde se dizia filho de fazendeiros e bom moço. 

Levava uma vida pacata praticando seus roubos em São Paulo e retornando para Santos, para gastar seus "ganhos" com mulheres e boates. Cometia os crimes nas últimas horas da madrugada, principalmente em mansões. Cortava a energia da residência e usava um lenço para cobrir o rosto (meio western, não?), e carregava uma lanterna com bocal vermelho. Eis o motivo para o apelido dado a ele pela imprensa, "Bandido da Luz Vermelha", que também era uma referência ao criminoso estadunidense Caryl Chessman, que receberam a mesma alcunha anteriormente.

Foram preciso seis anos para a polícia conseguir identificá-lo. O que foi possível por impressões digitais deixadas em uma janela após um de seus "trabalhos". Em 8 de agosto de 1967, foi preso no Paraná, onde estava foragido, sob a acusação de quatro assassinatos, sete tentativas de homicídio e 77 assaltos. Apesar dos boatos de estupro de algumas vítimas, ele não foi acusado por estes crimes.


Foi condenado a 351 anos, 9 meses e 3 dias de prisão. Após cumprir os 30 anos previstos pela lei brasileira, foi libertado na noite de 26 de agosto de 1997 e voltou para Joinville. Tinha obsessão por roupas vermelhas e (pasmem!) dava autógrafos. Sempre que alguém pedia sua assinatura em um papel ele simplesmente escrevia a palavra "autógrafo".

O fim da vida do Bandido no longa é bastante diferente da vida real. Enquanto a personagem de Paulo Villa comete suicídio, João foi preso, cumpriu toda a pena e, quatro meses e vinte dias após ganhar a liberdade, foi assassinado com um tiro de espingarda. Ele morreu dia 5 de Janeiro de 1998 durante uma briga com um pescador de Joinville. O pescador Nelson Pinzegher foi a julgamento pelo assassinato de João em 2004 e foi absolvido por unanimidade.

Em 2006, a vida de João Acácio Pereira da Costa também foi tema do programa Linha Direta - Justiça, da Rede Globo.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates