Foi o primeiro filme dirigido por Mike Nichols.
Batte Daves e James Mason eras os favoritos do autor da peça para os papéis principais. Ele chegou a incluir uma fala (What a dump!) para a personagem Martha, retirada do filme Beyond the Forest (1949) interpretado por Davis.
O nome da peça parodia a célebre canção infantil Quem tem medo do lobo mau? (Who's Afraid of the Big Bad Wolf?) do desenho animado da Disney, Os Três Porquinhos.
O filme foi realizado na época em que Elizabeth Taylor e Richard Burton eram casados na vida real e os rumores são de que o casal talvez tenha se inspirado nas suas brigas e bebedeiras para interpretar com maestria os protagonistas.
Elizabeth Taylor, sempre bela e glamurosa nos filmes até então, surpreendeu o público ao aparecer gorda e envelhecida, num papel escandaloso de uma megera barulhenta e furiosa. A metamorfose lhe garantiu o segundo Oscar de melhor atriz.
O personagem Nick chegou a ser oferecido ao ator Robert Redford, que recusou o papel.
O filme aparece em 67º lugar na lista dos 100 melhores filmes da AFI
Este é o 4º de 11 filmes em que Richard Burton e Elizabeth Taylor trabalham juntos. Os demais foram Cleópatra (1963), Gente Muito Importante (1963), Adeus às Ilusões (1965), A Megera Domada (1967 - vote nele aí do lado, para assistirmos semana que vem!), Dr. Faustus (1967), Os Farsantes (1967), O Homem que Veio de Longe (1968), Ana dos Mil Dias (1969), Unidos pelo Mal (1972) e Divórcio Dele, Divórcio Dela (1973).
A atriz Sandy Dennis, que estava grávida durante as filmagens de Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, teve um aborto espontâneo bem nos sets de filmagens.
Todos os integrantes do elenco de Quem Tem Medo de Virginia Woolf? foram indicados ao Oscar. O único filme que repetiu esta façanha foi Trama Diabólica (1972).
Prêmios
Oscar
- Melhor atriz (Elizabeth Taylor)
- Melhor atriz coadjuvante (Sandy Dennis)
- Melhor fotografia preto-e-branco (Haskell Wexler, que foi o último vencedor dessa categoria)
- Melhor figurino preto-e-branco
- Melhor direção de arte preto-e-branco.
Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor som, melhor roteiro adaptado, melhor ator (Richard Burton), melhor ator coadjuvante (George Segal), melhor montagem e melhor trilha sonora.
BAFTA
- Melhor filme de qualquer origem
- Melhor atriz britânica (Elizabeth Taylor)
- Melhor ator britânico (Richard Burton).
Globo de Ouro
Indicado nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor de cinema, melhor ator de cinema - drama (Richard Burton), melhor atriz de cinema - drama (Elizabeth Taylor), melhor roteiro, melhor ator coadjuvante (George Segal) e melhor atriz coadjuvante (Sandy Dennis)
0 comentários:
Postar um comentário