
O nome do grupo vem das iniciais de cada um dos quatro integrantes: os músicos Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agneta Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Esta última é mais conhecida como Frida. Porquê, né? Emplacaram sucessivos sucessos nos Top Ten mundiais, sendo superados apenas pelos Beatles. Várias de suas músicas se tornaram "clássicos" (mesmo que considerado brega), e hits como Dancing Queen, Fernando, Chiquitita e The winner takes it all ainda agitam bailes saudosistas - e quem é mais novo cai na dança também.
O musical Mamma mia!, feito de músicas do grupo, está em cartaz até hoje e já foi visto por mais de 35 milhões de espectadores em todo o mundo e atualmente encontra-se em exibição permanente em mais de dez cidades; entre elas Las Vegas, Tóquio, Hamburgo, Londres, Dublin, Nova Iorque, Toronto, Bucareste e Seul. Recentemente virou filme com Merryl Streep, Amanda Seyfried, Colin Firth e Pierce Brosnan (!), fez um sucesso danado e jogou o nome do grupo de novo sob os holofotes.
O que mais me marcou nessa fixação de Muriel pelo ABBA foi quando ela, tentando animar a amiga recém-acidentada, diz: "desde que eu vim para Sydney, não tenho escutado músicas do ABBA, e sabe porquê? Porque minha vida finalmente está tão boa quanto uma música do ABBA". Bom, gosto musical à parte, o que importa é que música realmente tem esse poder, de nos animar quando estamos mal, de incentivar, de nos fazer sonhar. E as canções realmente tem uma levada alto astral. E que atire a primeira pedra quem nunca se jogou na pista ao som de Dancing Queen!
Foto mais atual: o tempo passa...

0 comentários:
Postar um comentário