- Nosferatu é baseado em "Drácula", de Bram Stoker, contudo os herdeiros do escritor não autorizaram a produção. A solução foi alterar alguns nomes e lugares para continuar a produção. Mesmo assim, a obra foi processada por violação de direitos autorais, e a Justiça ordenou que se destruíssem as cópias do filme. Felizmente, muitas já havias sido distribuídas e algumas permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker.
- Filmado entre agosto e outubro de 1921.
- Count Orlok pisca apenas uma vez durante todo o filme.
- Muitas cenas com Graf Orlok foram filmadas durante o dia e, quando vistas em preto e branco, isso se torna extremamente óbvio. Esta gafe potencial foi corrigida quando as versões "oficiais" do filme foram tingidas de azul para representar a noite.
- O diretor F.W. Murnau achou Max Schreck "notavelmente feio" na vida real e decidiu que, para a maquiagem de vampiro, bastaria apenas orelhas pontudas e dentes falsos.
- A criatura que dizem ser um lobisomem, durante a cena no Inn, é na verdade uma hiena.
- O filme foi proibido na Suécia devido ao horror excessivo. A proibição foi finalmente suspensa em 1972.
- Houve diferentes nomes para os personagens principais em diferentes versões em inglês. Em alguns, Hutter é chamado de Thomas, em outros é Jonathon. Apesar de a esposa de Hutter ser creditada como Ellen, em algumas versões ela é chamada de Nina.
- Esta é a primeira vez na história do cinema em que um vampiro é morto pela luz solar. Murnau sabia que seria processado por se basear demais no romance de Bram Stoker sem permissão. Por isso, ele mudou o final. É deste filme que vem o conceito da cultura popular de que a luz solar é letal para os vampiros.
0 comentários:
Postar um comentário