Como foi muito bem observado pelos nossos prestativos leitores Hugo e Jaqueline, assim que anunciamos o filme da semana, Nosferatu não é um vilão de um filme só. Não houve sequências ou histórias anteriores ao filme de Murnau, mas o vampiro original no cinema visitou as telonas mais duas vezes.
Nosferatu - O vampiro da noite
(Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979)
A produção francesa e alemã dirigida por Werner Herzog é uma adaptação do romance de Bram Stoker, mas também uma homenagem ao filme de Murnau. Ná época da produção, a história já era de domínio público, logo não havia empecilhos para o uso do nome Drácula. Nosferatu aparece em um livro que Jonathan Harker (Bruno Ganz) carrega consigo, no visual do vilão e, claro, no título. O enredo tem diferenças em relação à obra escrita e à versão de 1922, vinculando o vampirismo à peste negra.
1922 |
1979 |
A sombra do vampiro
(Shadow of the vampire, 2000)
Dirigido por E. Elias Merhige, sua história se passa durante as filmagens de Nosferatu, em 1921, e se aproveita do boato da época de que Max Schreck, intérprete original do vilão, seria realmente um vampiro. Criando um suspense ficcional com personagens da vida real, John Malkovich dá vida a F. W. Murnau, diretor de Nosferatu, que teria arriscado tudo por uma interpretação. Já o papel de Schreck, o vampiro, é vivido por um muito bem caracterizado Willem Dafoe.
Dafoe como Nosferatu |
Malkovich - Murnau |
2 comentários:
Obrigado pelo citação.
Também assisti e gostei de "A Sombra do Vampiro", que tem um sensacional caracterização de Willem Dafoe.
Até mais
Eu estava na dúvida se faria ou não esse post, e os comentários de vcs foram decisivo, logo merece ser mencionados.
Tô louca para ver "A Sobra do Vampiro", que só descobri que existia quando comecei a pesquisa para nosferatu.
Obrigada pela visita!
Postar um comentário