Foi o 1º longa-metragem de animação a ganhar o Urso de Ouro. A premiação ganha no Festival de Berlim foi dividida com Domingo Sangrento (2001);
Foi exibido no Anima Mundi 2002 e no Festival do Rio 2002.
O título em japonês significa literalmente "O Arrebatamento de Sen e Chijiro". Em inglês o filme ganhou o nome de Spirited Away.
O produtor executivo John Lasseter da Pixar supervisionou adublagem do filme para o Inglês.
Este é o primeiro filme a ganhar EUA $ 200 milhões em bilheterias, antes de abrir em os EUA.
Apesar de Hayao Miyazaki ter considerado se aposentar após completar Princesa Mononoke, ele se inspirou para fazer o filme depois de um amigo sombrio de sua filha de 10 anos.
A música nos créditos finais ("Itsumo Nando Demo" / "Always With Me") se destinava para um filme de Hayao Miyazaki, que nunca foi feito. Miyazaki ouvia incansavelmente ao fazer este filme e decidiu incluí-lo nos créditos finais.
A purificação do espírito do rio é baseado em um incidente da vida real na vida de Hayao Miyazaki em que participou na limpeza de um rio, retirando, entre outras coisas, uma bicicleta.
Para fazer a voz da mãe de Chihiro falar enquanto come, a atriz Yasuko Sawaguchi realmente falou de diálogo (na versão japonesa, idioma original), enquanto comia um pedaço de Kentucky Fried Chicken. Atriz Lauren Holly fez a mesma coisa na versão em Inglês, com uma maçã.
O pai de Chihiro dirige um Audi A4 sedan da primeira geração. O nível de detalhe incluído pelo diretor inclui a marca "Quattro" da Audi sistema de tração nas quatro rodas quando o pai de Chihiro decide levar o carro na floresta. Junto com o ABS (sistema de freio anti-bloqueio) que empurra o pedal do freio traseiro quando os freios pai de Chihiro difícil ver a estátua.
Este foi o primeiro filme dirigido por Hayao Miyazaki onde uma personagem criança realmente foi dublada por uma criança.
Primeiro filme Studio Ghibli produzido em processo totalmente digital com tecnologia DLP. Primeiro filme Ghibli Studio, em som Dolby Digital EX 6.1 e DTS-ES 6.1 .
Na versão em Inglês, John Ratzenberger (Aogaeru) improvisou completamente a cantiga que ele canta quando ele está exaltando as virtudes dos ricos cliente No-Face. ("Bem-vindo ao homem rico, ele é difícil para você perder ..."), canção do roteiro original foi "Bem-vindo ao homem rico - ele é muito grande, você ver / so todos se curvam para baixo e começar de joelhos."
Último filme de Suzanne Pleshette (Yubaba).
O tema não olhar para trás é uma referência ao famoso mito grego de Orfeu e Eurídice.
0 comentários:
Postar um comentário