Baseado em "A Megera Domada" de William Shakespeare, manteve vários dos nomes dos personagens e faz curiosas referências em outros.
- O sobrenome de Bianca e Kat é "Stratford" (Shakespere nasceu em Stratford-upon-Avon).
- O sobrenome de Patric é Verona (cidade onde nasceu Petruchio, personagem correspondente da peça).
- A escola onde estudam os personagens do filme chama-se Padua, que é o mesmo nome da cidade onde se passa a "A Megera Domada" original.
- O nome do personagem Cameron James é uma brincadeira com o diretor James Cameron.
Apesar de representar a irmã mais velha, Julia Stiles tem apenas 3 meses a mais do que a atriz Larisa Oleynik. Julia Stiles originalmente fez teste para o papel de Bianca Stratford.
Larisa Oleynik e Joseph Gordon-Levitt, que em 10 Coisas Que Eu Odeio em Você fazem o casal Bianca e Cameron, também faziam um casal de namorados na série da TV americana "Third Rock From the Sun", quando o filme foi rodado.
Julia Stiles e Joseph Gordon-Levitt namoraram na vida real.
Kat Stratford está animada por entrar na universidade Sarah Lawrence. Na vida real, Larisa Oleynik que interpreta Bianca Stratford foi para Sarah Lawrence.
A música original que Patrick cantaria para Kat para ganhar seu perdão era "I Think I Love You" de "The Partridge Family".
Heath Ledger improvisou o momento em que Patrick começa a brincar com o fogo.
Há um cartaz na parede do quarto de Kat da banda The Gits cujo vocalista Mia Zapata foi morto em Seattle em 1993. Combina com gosto dela por bandas como Bikini Kill e as gabardinas para Kat.
Depois dos créditos são exibidos os erros de gravação.
Declamando em cena
Em uma cena Michael diz: "Doce amor, renovai a tua força", que é uma linha de soneto de Shakespeare 56.
Cameron diz: "Eu queimo, eu definho, eu pereço", uma citação direta de A Megera Domada.
A letra música "Cruel to be kind" é uma referência a uma linha de Hamlet, outra das obras de William Shakespeare.
Um dos slogans para este filme é: "Como te odeio? Deixe-me contar as maneiras", uma brincadeira com os versos "Como eu te amo? Deixe-me contar as maneiras." Embora o longa traga várias referências as obras de Shakespeare, estas linhas não são do autor, mas de Elizabeth Barrett Browning. É a primeira linha do soneto 43 de "Sonetos do Português".
Logo no início do filme, a personagem de Julia Stiles é vista lendo um romance de Sylvia Plath, "A Redoma" (The Bell Jar). Stiles foi escalado para interpretar Esther Greenwood em "A Redoma".
A cena em que Kat lê o poema "10 Coisas" foi feita no primeiro e único take, de acordo com os extras do DVD. As lágrimas de Kat no final do poema não foram planejadas.
0 comentários:
Postar um comentário