Psycho
1998 - EUA - 104 min, cor - suspense/terror
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Joseph Stefano
Música: Bernard Herrmann
Elenco: Vince Vaughn, Julianne Moore, Viggo Mortensen, Anne Heche, William H. Macy
Reparou no roteirista em destaque acima? Sim é o mesmo do filme original dirigido por Hitchcok. Isto porque este filme de 1998, é uma refilmagem ao pé da letra, mesmo. Gus Van Sant copia em cores e com cenário dos anos 90 tudo que Hitchcock fez em 1960.
Não é exagero! Ele copia enquadramento, música, montagem e até a disposição dos móveis. As cores vibrantes de 1998, ao invés de acrescentar eliminam a aura de mistério que o preto e branco traz naturalmente. E o pouco de novidade que ele inclui na história como tornar explicito o conteúdo sexual, além de não funcionar, tem mais efeito cômico que dramático.
No elenco Anne Heche não é nada sutil ao tentar inutilmente mostrar a ambiguidade da personagem. Marion Crane parece um tanto quando "maluquinha" na sua pele. Vince Vaughn é Normam Bates (sim o comediante), preciso dizer mais? Julianne Moore e Viggo Mortensen (pré O Senhor dos Anéis), não acrescentam, nem atrapalham.
No final das contas, colorizar o original seria mais barato, e menos traumatizante para os fãs. Podemos dizer ao menos que diretor, elenco e equipe foram corajosos por embarcarem em tal empreitada. Por que aceitaram, já não sei dizer.
Quanto a famosa cena do banheiro? Bom, tirem suas próprias conclusões.
0 comentários:
Postar um comentário