Home » , , » Ah, os japoneses...

Ah, os japoneses...

Sonhar não custa nada... Ou será que não é bem assim?

Paprika (Papurika, 2006) é provavelmente o filme mais louco que já vi na vida. E isso foi um tremendo elogio. Imagine poder entrar nos sonhos alheios e dali extrair informações que podem curar depressões, medos, inseguranças... Todo o tipo de má influência em nosso caráter poderia ser facilmente tratado se um sonho abrisse as portas que nós conscientemente bloqueamos. Absolutamente genial.

A tecnologia desenvolvida por Tokita (Toru Furuya) e usada pela doutora Chiba (Megumi Hayashibara) seria perfeita se não fosse um pequeno detalhe: alguém estava tentando sabotar o trabalho da dupla. O nível de traição foi tão longe que quem estava no comando conseguiu invadir até mesmo os sonhos do chefe deles, o doutor Shima (Katsunosuke Hori), quando ele ainda estava acordado. Desesperada para salvar seu chefe, Chiba tem que enfrentar o desconhecido nos sonhos alheios - uma atividade a qual ela estava acostumada, mas as circunstâncias agora eram muito perigosas.

Paprika é a persona da doutora Chiba nos sonhos de seus pacientes, e ela está preparada para buscar informações que os pacientes buscam escolher. Mas quem está controlando agora o sonho onde ela se meteu está preparado para não perder o poder que reger os sonhos alheios lhe garante. Então os riscos se multiplicam; todo o trabalho dos cientistas está por um fio, os sonhos se misturam com tanta facilidade que é difícil saber o que é sonho e o que é realidade, segredos escondidos e descobertos, os perigos dentro do sonho aumentam.

Não há como explicar mais sobre o filme sem contar toda a história, o que seria um pecado estragar tudo. O roteiro é simplesmente genial e original (se você tá pensando "ei, mas eu já vi isso de invadir sonhos alheios em Inception", saiba que essa animação japonesa foi realizada muito antes de Nolan lançar o longa com Leonardo di Caprio nos cinemas), numa linha narrativa linear não convencional surpreendentemente fácil de acompanhar - como se estivéssemos entendendo o sonho que alguém está os contando. As personagens são cativantes; as soluções visuais incríveis - e haja imaginação para tantos detalhes - e, graças à condição de animação, tudo parecia muito real.

Uma experiência divertida, assustadora em alguns momentos, única, que eu não teria descoberto se não fosse o blog. Uma pena que esse filme não tenha sido mais divulgado por aqui, mas ainda bem que pelo Dvd eu não deixei essa pérola passar em branco.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates