Entrou para o Guinness Book of World Records como "o mais vasto lançamento de cinema" ao estrear em 2 de Maio de 2003, em 3.741 salas de cinema.
Um dos três filmes dos X-Men, onde Stan Lee, criador dos quadrinhos originais, não aparece. Os outros dois são X-Men Origens: Wolverine (2009) e X-Men: Primeira Classe (2011).
O diretor Bryan Singer faz uma ponta como guarda de segurança em uma cena onde o Professor X e Cyclops ir ver Magneto.
Ian McKellen (Magneto) trabalhou com os roteiristas para fazer a cena em que Bobby Drake (Homem de Gelo) diz a seus pais que ele é um mutante se parecer mais com um "coming-out" gay comum.
Chá congelado foi colocado na ponta das garras de Wolverine para que o gato na casa do Homem de Gelo, lambesse o adereço.
A luta entre Wolverine e Yuriko levou três semanas para filmar.
Depois que o filme foi concluído, a cadeira de rodas que o Professor Xavier caráter usava foi vendida em um leilão para o advogado de Patrick Stewart, e depois alugado de volta pela empresa de produção de X-Men 2 (2003).
Na cena em que Vampira é sugado para fora do jato, a façanha foi realizada por Anna Paquin mesma e não um dublê.
As cenas de neve do Ártico foram filmados em Alberta, no Canadá, uma área conhecida por suas fortes nevascas. Naturalmente, quando a produção chegou, não havia nenhuma, então a neve tinha de ser recriada.
As frases alemãs que Noturno grita para Storm e Jean na igreja de Boston são "Gehen Sie raus! Ich bin ein Büttel des Teufels! Ich bin die Ausgeburt des Bösen!" Em português "Saiam! Sou um servo do diabo! Sou a semente do mal!"
Alan Cumming fala alemão fluentemente!
Mesmo que nunca é mencionado nos filmes, Noturno é realmente o filho de Mística e Azazel, um membro do Clube do Inferno, que seria introduzido em X-Men: First Class. Ele ganhou a pele azul de sua mãe e a aparência um pouco demoníaca e habilidades de teletransporte de seu pai.
Alan Cumming, que interpretou o Noturno, não iria aparecer no terceiro filme X-Men porque a equipe acreditava que não valia a o esforço passar pela longa preparação. Isso também inclui o fato de que Cumming não gostava de colocar a maquiagem pesada, pois sua aparência era mínima. Então, ele foi escrito na história de vídeo-game que Noturno se tornou membro dos X-Men, mas decide ir embora porque ele não queria mais viver o estilo de vida violento que X-Men têm de suportar.
Alan Cumming teve de suportar 10 horas de maquiagem para se tornar Noturno para a cena na igreja (onde a pele com maquiagem é mostrado da cintura para cima).
A Maquiagem de Rebecca Romijn levava cinco horas para ser aplicada. No filme anterior levava 9 horas. Ao contrário do primeiro filme em que Rebecca Romijn usava lentes de contato, desta vez os olhos de Mística foram coloridos digitalmente.
Pouco antes da tentativa de assassinato contra o presidente dos EUA, uma série de retratos de presidentes assassinados estão em destaque no fundo: Abraham Lincoln, John F. Kennedy e William McKinley.
A música tocada na cena de abertura, quando Noturno ataca a Casa Branca é "Dies Irae" de Requeim de Wolfgang Amadeus Mozart. (Alan Cumming, que interpreta Noturno, compartilha a data aniversário como Mozart.)
A réplica da mesa do presidente no Salão Oval era tão detalhada que levou dois meses para ser construída.
O escritório oval da Casa Branca é uma recriação exata, mas os corredores na perseguição de abertura entre Noturno eo Serviço Secreto, eram mais largas do que as paredes reais para permitir mais espaço para a luta.
O conjunto Salão Oval usado no filme foi usado mais tarde em vários episódios da série de TV Stargate SG-1 (1997)
Hugh Jackman contou que durante as filmagens de cena de flashback da Arma X, enquanto ele estava filmando a corrida (em que ele está nu), ele olhou para um canto e viu os membros do femininos do elenco, incluindo a mãe de James Marsden, esperando por ele, assoviando e agitando notas de dólar.
A parede de gelo que separa Wolverine (Hugh Jackman) e Stryker (Brian Cox) na cena da mansão onde eles se encontram pela a "primeira vez" era real gelo e pesava mais de 1.500kg.
Kelly Hu tem apenas uma linha de diálogo em todo o film.
As garras "Lady Deathstrike" foram coladas ao fundo do próprias unhas de Kelly Hu. Ela teve que deixá-las crescer um pouco para que as garras se encaixam de forma segura.
Cigarro de Pyro mais leve tem um desenho de tubarão nele; esta é uma homenagem ao amor do diretor Bryan Singer ao filme Tubarão (1975). Já mencionamos a admiração do diretor pelo longa de Spilberg neste post.
A fala de Magneto "Quando essas pessoas vão aprender a voar?" é uma referência ao fato de que alguns dos personagens (Jean Grey e também Vampira, que fica com a capacidade de absorver de forma permanente os poderes de Ms. Marvel nos quadrinhos) têm a capacidade de voar nas HQs, mas ainda não nos filmes. Os únicos personagens com o poder de voar nos filmes até então, são Magneto e Tempestade (embora tempestade esteja manipulando correntes de vento para levitar a si mesma, e Magneto só sja capaz de levitar por estar no metal - provavelmente ele usa sapatos com solas de metal para fazer isso em outras ocasiões).
A cicatriz vermelha na parte de trás do pescoço Cyclops marcas de ser controlado por Stryker foi adicionada digitalmente depois.
Restrições de saúde e segurança determinavam que as lâminas do helicóptero não foram autorizados a estar em movimento quando os atores - no caso, Rebecca Romijn e Ian McKellen - estavam sentados dentro do helicóptero. As lâminas móveis tinham que ser adicionadaa em seguida digitalmente.
Bryan Singer, tirou um par de segundos de filmagem após Wolverine esfaquear um soldado na cozinha durante o ataque para fins de classificação etária. Mas a seqüência estendida pode ser vista nas cenas excluídas no DVD. A seqüência estendida também foi exibida na versão de cinema em outros países como o Brasil.
Dois dos dubladores do desenho X-Men: Evolution (2000) aparecem no filme. David Kaye que dubla Professor Xavier aparece como um locutor de TV. Chiara Zanni que dubla Jubileu / Jubilation Lee aparece como um guia turístico casa branca.
Os poderes de fundição ilusão de que Mutant 143 (interpretado por Michael Reid MacKay) possui, é uma homenagem a um clássico vilão dos X-Men dos quadrinhos chamado Jason Wyngarde / Mastermind.
O número do dog tag de Wolverine é 458-25-243.
A canção Pyro liga no carro Cyclops 'é Bye, Bye, Bye da banda pop * NSYNC.
Na cena final da sala de aula, o professor Xavier fala sobre um livro chamado "The Once and Future King" (Outrora e Futuro Rei) por TH Branco. Este é o mesmo livro Magneto estava lendo na prisão antes de interrogatório de Stryker, e destina-se a apontar para Magneto ser uma vez e futuro líder dos mutantes.
Na cena do bar onde Mística embebeda e enche de metal um guarda da prisão de Magneto, a mulher que ela incorpora para seduzir o oficial, é a própria Rebeca Romijn, sem a maquiagem azul.
A cena final na mansão de Xavier com Ciclope, Wolverine e Professor X foi filmada no Shepperton Studios em Londres, simplesmente porque Hugh Jackman estava filmando Van Helsing: O Caçador de Monstros (2004) na época e os produtores o liberaram para apenas um dia para fazer a refilmagem final X-Men. A razão pela qual o cabelo de Wolverine parece maior do que o habitual nesta cena é porque Jackman tinha cabelo comprido para Van Helsing e teve que usar a peruca Wolverine sobre um monte de cabelo.
O monólogo de encerramento de Jean Grey é o mesmo monólogo de abertura do Professor X em X-Men: O Filme (2000).
0 comentários:
Postar um comentário