Home » , , » Equipe Mutante em ação

Equipe Mutante em ação

Minha cena favorita de toda a franquia cinematográfica dos X-Men está neste longa. Trata-se da invasão à mansão Xavier, que além de colocar vários mutantes coadjuvantes em ação, dá o tom de perigo em que questa minoria vive. E, para completar, termina uma cena do longa original, quando em uma conversa o Professor Xavier (Patrick Stewart) afirma para Magneto (Ian McKellen): Tenho pena daquele que tentar invadir aquela mansão! - Xavier sabia muito bem do que estava falando. Afinal, para um bando de militares que invadia uma casa cheia de crianças, eles não tiveram um resultado espetacular, não é mesmo!



Partindo do ponto em que deixou a trama em X-Men: O Filme,  a segunda aventura dos mutantes da Marvel nos cinema traz de volta, a busca de Wolverine (Hugh Jackman) por seu passado, e a disputa política que se tornou a "situação mutante". Mas, é apos um atentado à vida do Presidente (apresentado naquela que é provavelmente a melhor sequencia de abertura em um filme de super-heróis), que general William Striker (Brian Cox)ganha carta branca para proteger os humanos da ameaça mutante em potencial. É aí que entra minha cena favorita, também conhecida como grande ataque cruel à criancinhas, só superado pelo surto de Anakin no Templo Jedi, em a Vingança do Sith. Sorte que uma dessas criancinhas era o Colossus e sua babá o Wolverine.


X-Men 2 continua sendo um filme de super-heróis sério, ou para adultos. O que não significa de forma alguma que não seja divertido. Mas, que não tem medo de subverter as normas, usar metáforas e tratar de assuntos sérios. Assim temos uma cena onde um dos pupilos de Xavier revela aos pais que é mutante, especialmente planejada para lembrar uma "saída do armário". Mutantes sendo escravizados (quimicamente), pela causa humana. E ambas as raças(?) tentando cometer genocídio contra a outra.

E já que a ameaça é tão grande, coloca os outrora vilões no mesmo barco x-jato que nossos heróis. Sem ignorar a tensão existente entre as partes. É simples, mas pontual a cena em que Vampira (Anna Paquin, que já não parecia mais uma adolescente) ameaça usar seus poderes contra Magneto e Mística (Rebeca Rominjin), afinal eles tentaram matá-la no filme anterior e ainda acham graça disso.

E por falar em poderes, novos mutantes são apresentados, ou promovidos. E seus poderes nunca usados em prol apenas do espetáculo de efeitos especiais. Assim Vampira e Jean (Fanke Jensen) ainda precisam se controlar, enquanto Bob (Shawn Ashmore) usa seus poderes para tarefas do dia-a-dia, simplesmente porque se você tivesse poderes você realmente usaria assim. Mas o destaque mesmo fica para Noturno (Alam Cumming) que protagoniza a ótima sequencia de abertura já mencionada neste post. Um religioso, com aparência demoníaca e voz suave. Afinal, nada é o que parece!

O elenco é enorme, e grande parte da ação é centrada em Wolverine (afinal ele é um dos mais populares nos quadrinhos, e o carisma de Jackman ajuda ainda mais), mas há espaço para todos e não há "mutantes sobrando". Todos tem sua função no roteiro, que se apropriou de pelo menos três histórias dos quadrinhos. Uma delas apenas como preparação e gancho para uma terceira aventura.

Terceira aventura pela qual os expectadores saiam da sala implorando em 2003. Ávidos por mais aventuras da Equipe Mutante em ação, com seus poderes e usos inteligentes para eles (a fuga de Magneto é uma sacada genial!). Em 2006, essa aventura chegou, mas isso é assunto para a resenha da semana que vem.


Então, não deixe de acompanhar nosso Mês Mutante.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates