Exibida entre junho de 1966 e abril de 1971, Dark Shadows foi pioneira ao introduzir o sobrenatural em uma série de televisão. Criada por Dan Curtis a partir de um sonho em que teve em que uma bela garota faz uma longa viagem de trem para visitar uma mansão imensa. E apesar de você provavelmente ter visto a maioria menciona-la como série, fique sabendo Dark Shadows era uma soap-opera. Isso mesmo nossa tradicional novela.
Promo clássica da série! |
Versão Burton da promo clássica da série! |
Focada na jovem misteriosa Victoria Winters (originalmente vivida por Alexandra Moltke), uma órfã que vai viver na cidadezinha de Collinsport, Maine, EUA. É claro, que mistérios sobre a jovem e a cidade foram se desenrolando conforme a narrativa se desenvolvia. E cerca de 6 meses depois de sua estréia, a série introduziu fantasmas em sua trama.
Victoria, original e de 2012 |
Entretanto, o auge da popularidade ocorreu um ano mais tarde, quando o Vampiro de 175 Barnabas Collins (Jonathan Frid) apareceu por lá. Um dos primeiros "vampiros compassivos" da cultura pop. Não tão malvados, apaixonados, torturados por sua condição e em busca de cura*.
Barnabas, original e de 2012 |
A série também contou com lobisomens**, fantasmas, zumbis, homem monstros, bruxas, feiticeiros, viagens no tempo (passado e futuro)e um universo paralelo. Até hoje a série é lembrada por suas tramas memoráveis e pelo melodrama. E tem fãs famosos, que tiveram seu lado artístico alimentados pela série quando jovens. Além de Tim Burton, Johnny Depp e Michelle Pfeiffer, Quentin Tarantino e Madona já afirmaram serem fãs da série.
Joan Bennett |
Ao todo a série teve cerca de 1,225 episódio e um elenco enorme de personagens. Diferente de nossas novelas, Dark Shadows durou anos, por isso era comum haver substituições no elenco. Victória por exemplo teve 3 intérpretes no período de 1966 à 1968 (Alexandra Moltke, Betsy Durkin e Carolyn Groves). Também não era incomum um ator viver vários personagens Joan Bennett originalmente escalada para viver a matriarca Elizabeth Collins (Michelle Pfeiffer, no filme), também deu vida à outros 3 personagens entre 66 e 71.
Além do filme de 2012, a série teve outras duas adaptações para o cinema Nas Sombras da Noite (1970) e Maldição das Sombras (1971), um remake para TV, Dark Shadows (1991), um telefilme, Dark Shadows (2005). E até versão nas páginas e bonequinhos!
É isso aí fãs de Supernatural, True Blood, Teen Wolf, Vampire Diaries, Grimm, Penny Dreadfull, Twin Peaks, Sleepy Hollow, e similares já sabem a quem agradecer. Particularmente, fiquei morrendo de vontade de conhecer esta pérola televisiva, e você?
*SPOILER: De fato, na série Barnabas foi "curado" pela Dra. Hoffman. Ele voltou a ser humano graças as transfusões de sangue. É claro que Burton subverte isso, e em sua versão ao invés de "curar" o Barnabás, a Dra. usou o sangue do vampiro para também se tornar imortal.
**SPOILER: Apesar de haver lobisomens na série, Burton foi o primeiro a introduzir uma "lobismulher", uma fêmea naquele universo.
0 comentários:
Postar um comentário