Home » , » Bem mais que mais um romance adolescente

Bem mais que mais um romance adolescente


Katniss (Lawrence): momentos antes da tempestade 
Sabe aquelas pessoas que torcem o nariz para séries de livros para adolescentes? E aquela preguiça que dá ver filme que é adaptação para o cinema dessas estórias? Pois é. Teve muita gente traumatizada com a fama e o sucesso alcançados pelo vampiro purpurinado que nem quis saber de Jogos Vorazes (Hunger Games, 2012). Uma pena, porque esse filme vem pra mostrar a um público maior o que a trilogia de Susane Collins já havia mostrado há algum tempo: nem todo adolescente é idiota, e nem sempre eles querem saber de estórias bobas.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é uma jovem que sobrevive no Distrito 12 da Panem, um lugar que é uma reminiscência do que um dia já foi conhecido como mundo. Um dos distritos mais pobres da nação, onde só há mineradores, Katniss aprendeu a ser uma boa caçadora para sustentar a irmã menor e a mãe - que ainda se recupera da crise de depressão que teve logo após o falecimento do marido em um desastre nas minas de carvão. Amiga de Gale (Liam Hemsworth), que também sustenta a sua família com a caça ilegal nas matas ao redor do distrito, ambos compartilham uma amizade baseada em confiança e sofrimento: os dois se entendem como ninguém.

Tem romance? É, também.
Depois de uma revolução mal-sucedida, os distritos vencidos foram obrigados a pagar um tributo especial à Capital: todo ano, um casal de jovens deve ser ofertado para uma espécie de jogo, onde cada um dos participantes deve lutar pela própria vida. Literalmente. Todos os jovens dos doze distritos são obrigados a se candidatar, e Katniss acaba se voluntariando para participar ao ver que sua irmã havia sido sorteada para tal tarefa. O outro jovem sorteado é Peeta Melark (Josh Hutcherson), o filho do padeiro. Ambos terão que embarcar imediatamente para a Capital e participar dos Jogos Vorazes. Serão orientados por Haymmitch  Abernathy (Woody Harrelson), o único outro sobrevivente dos Jogos do Distrito 12. Mas ele não parece muito afim de ajudar aos jovens: vive bêbado e não se preocupa em aconselhar outra coisa aos jovens a não ser "conforme-se com sua morte". 

Logo eles aprendem que sobreviver aos Jogos será mais difícil do que eles imaginavam. Além de ter que superar todos os riscos envolvidos - a arena é programada para matar os que entram nela, e é tarefa dos tributos sobreviver inclusive à ela - e os outros tributos (muitos são treinados desde jovens para a competição), Katniss e Peeta dependem ainda de uma ajuda ainda maior para sobreviver: patrocinadores. Os Jogos são televisionados por toda Panem, e são as preciosas ajudas enviadas à arena pelos patrocinadores aos mais queridinhos do público que podem salvar as vidas deles. Da dupla do Distrito 12, Peeta é o mais carismático, mas Katniss tem dificuldades em fazer amigos. 

Os Carreiristas: jovens criados desde muito cedo para vencer os Jogos, não são muito fãs da Katniss

Com a ajuda de Cinna (Lenny Kravitz, de lápis dourados inesquecíveis - para o bem ou para o mal), seu estilista pessoal e talvez o único amigo que conseguiu fazer, Katniss se torna o centro das atenções: suas roupas em chamas na cerimônia de apresentação e sua expressão decidida, além de sua impulsividade durante a prova de habilidades, garantiram que ela fosse a aposta principal. Sem querer saber disso, apenas tentando achar uma forma de sobreviver e voltar para cuidar de sua irmã, Katniss entra na arena junto dos outros 23 tributos para salvar sua própria pele - mas há muito mais em jogo que apenas sua sobrevivência.

Convenhamos que jogar crianças numa arena para uma batalha até a morte não é um dos assuntos mais leves que se pode tratar, correto? Portanto, Jogos Vorazes cumpre bem o papel de entreter não só aos fãs da saga como aos desavisados que procuram um pouco mais de conteúdo na pipoca nossa de cada fim de semana. Com enxertos interessantes que não constam no livro (ele é todo narrado em primeira pessoa, sob a ótica de Katniss), sabemos um pouco mais sobre a mente sombria do presidente Snow (Donald Sutherland, impecável) e do quão cruel é a situação dos Jogos. A dominância em jogo, transformar o sofrimento em entretenimento, dar esperança. É um conceito cruel que vai além do só "pão e circo" que a gente ouve falar na faculdade (sim, me lembro disso apesar de já ter esquecido muita coisa). As camadas estão ali, todas muito bem grudadinhas, para quem quiser desmanchá-las e descobrir o quão fundo elas vão.

Katniss (Lawrence) e Peeta (Hutcherson): sobreviver à arena vai ser a parte mais fácil
Um elenco de jovens talentos e grandes nomes (que virão se juntar no decorrer da saga) garantem que a mensagem foi passada corretamente. Há como não simpatizar com a Katniss de Jennifer Lawrence? Tão dura, tão transparente, tão frágil? Josh Hutcherson nos traz um Peeta bem crível, um jovem que precisa se provar útil e que descobre que pode mais do que acredita ser capaz. Algumas cenas são de embrulhar o estômago, e não são aquelas em que tem sangue envolvido. A densa estória te prende do início ao fim, e já era de se esperar que não fosse ficar resumida a apenas um primeiro capítulo. O final aparentemente feliz só nos dá a certeza de que as consequências serão terríveis. Se você aproveitou essa experiência até aqui, pode preparar o próximo pacote de pipoca porque ainda tem muita coisa por vir. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates