Acertando o Passo


Acertando o passo (Finding your feet, 2017) é uma comédia romântica tipicamente britânica, com pitadas de humor ácido e reflexões sobre a vida. Mas o que poderia se afundar num clichê doloroso e esquecível é transformado em uma experiência única ao se mudar um simples detalhe: a idade dos protagonistas. Fosse "Lady" Abbott uma mulher na casa dos seus 30 anos, a dinâmica seria outra. Mas quando a personagem tem que encarar uma grande reviravolta na vida às vésperas do que seria o início da "última etapa" de uma tranquila e bem-sucedida jornada de vida, as perspectivas são muito diferentes. 

Sandra (Staunton) e Bif (Imrie): cena hilária de uma discussão pesada no restaurante
Sandra Abbott (Imelda Staunton) vive em uma linda casa e prepara a festa de aposentadoria do marido, Mike (John Sessions), que acaba de receber um título real. Durante a festa, porém, ela descobre que ele tem um caso com sua melhor amiga, Pamela (Josie Lawrence), há cinco anos. Transtornada, ela resolve buscar abrigo com a irmã Bif (Celia Imrie) até que a poeira baixe. Mas as duas irmãs não podiam ser mais diferentes: enquanto Sandra é organizada, rígida e extremamente ligada aos padrões, Bif é desorganizada e mais leve de espírito. Depois de anos afastadas, as duas vão redescobrir como se ajustar.

Sandra vai ter que rebolar (com trocadilho) para se adaptar à nova vida
O elemento chave nessa reconexão é a dança. Bif faz parte de um animado grupo de dança de salão para a terceira idade, onde fez grandes amigos como o faz-tudo Charlie (Timothy Spall), o recém-viúvo Ted (David Hayman) e a advogada Jackie (Joanna Lumley). Sandra começa relutante a acompanhar a irmã nas aulas, mas aos poucos vai se permitir conhecê-los - e também a si mesma. Agora é hora de acomodar-se na poltrona e acompanhar a divertida montanha-russa emocional que Sandra enfrenta. 

A mensagem de "nunca é tarde para recomeçar" é explicada de forma simples e divertida. Há momentos realmente emocionantes, onde é quase impossível segurar as lágrimas, mas a mensagem final é sempre positiva. O trio principal, formado por Staunton, Imrie e Spall é fenomenal e inspirador. As nuances tão sutis de seus personagens ganham força e brilho com atuações precisas, tornando Sandra, Bif e Charlie pessoas - quase tão reais quanto qualquer conhecido ou familiar nosso. Méritos também para o diretor Richard Loncraine, que soube extrair o melhor dos atores - até mesmo os personagens secundários tem seus momentos de brilho - e do roteiro.

Sandra e Charlie (Spall): muitos contratempos até pararem de se estranhar
Se tenho uma ressalva para esse filme, é para a parte técnica - principalmente a caracterização. O figurino, de Jill Taylor, em geral parece um pouco datado e beira o clichê (idosos se vestem como "velhos", cheios de camadas de roupas que não combinam entre si), e o cabelo da personagem Sandra ficou estranho nas duas caracterizações que marcam sua mudança. Vaidade é uma das características importantes dela, não poderia jamais ser mau caracterizado. Esse, porém, não é um detalhe que chega a comprometer o filme. O roteiro de Nick Moorcroft e Meg Leonard é um bom exemplo de como transformar clichês de gênero em uma experiência agradável e até surpreendente: mesclando pesados dramas pessoais das personagens com situações-comuns de comédias românticas, ganhamos um filme leve, emocionante, inspirador e deliciosamente divertido.

Acertando o Passo é uma grata surpresa. A mensagem positiva é universal, e, com emoção e diversão na dose certa, o filme é uma ótima pedida para toda a família.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do momento

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (773) Drama (235) Lançamentos (138) Ficção científica (109) Aventura (103) Comédia (76) Musical (52) Ação (47) Terror (47) Fantasia (37) Animação (29) Comédia romântica (25) Épico (24) Faroeste (22) Biografia (21) Thriller (7)

Arquivo do blog

Google+ Followers

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates