Home » , » O Caso Richard Jewell

O Caso Richard Jewell



Por Ana Beatriz Marin

"Uma grande tragédia americana". Assim Clint Eastwood classifica a história real de Richard Jewell, o segurança que suspeitou de uma mochila deixada embaixo de um banco no Centennial Park, em Atlanta (EUA), durante a realização dos Jogos Olímpicos, em 1996. Não houve tempo de evacuar totalmente a área antes que o artefato explodisse: duas pessoas morreram (uma delas, o câmera de uma televisão turca que teve um ataque cardíaco ao correr para gravar imagens do atentado) e centenas ficaram feridas. Mas a atitude de Jewell evitou um mal maior e ele foi alçado ao posto de herói pelos colegas, pela polícia e pela imprensa. No filme O Caso Richard Jewell, que estreia nesta quinta-feira (2),  o veterano diretor mostra como a vida do segurança vai do céu ao inferno após o acontecimento. De herói, em pouco tempo ele passará a principal suspeito.

Clint Eastwood é conhecido pelo apreço por homens comuns enfrentando o sistema (vide Sully: o Herói do Rio Hudson). O Caso Richard Jewell não é diferente. O protagonista, interpretado com maestria por Paul Walter Hauser,  é um homem ingênuo, que acredita veementemente no papel da polícia como principal força motriz para a manutenção da lei e da ordem. Não à toa, sonha em entrar para a corporação. Aos 33 anos, mora com a mãe, coleciona armas (só as usa para caçar), é obeso e não tem maiores ambições. Intencionalmente ou não, em alguns momentos parece meio abobalhado.

O segurança Richard Jewell (Paul Walter Hauser) passa de herói a suspeito

Tais características fazem a jornalista Kathy Scruggs (Olivia Wilde), do Atlanta Journal Constitution (AJC), comprar a ideia de que Jewell é o verdadeiro mentor do atentando a bomba. No roteiro de Billy Ray, baseado em notícias da época e em livro recente publicado sobre o caso, ela obtém, em troca de sexo com o agente do FBI à frente da investigação (John Hamm), a informação de que o guarda está sendo considerado o principal suspeito do crime.

Não é possível saber se de fato aconteceu. De todo modo, o Atlanta Journal Constitution não gostou nada de ver a repórter sendo apresentada dessa forma e enviou, junto à editora Cox, uma carta à Warner Bros, exigindo retratação. A família de Scruggs também se queixou. No filme, a jornalista, que morreu em 2001, aos 42 anos, após uma overdose de analgésicos, é retratada como uma mulher insensível, vaidosa e capaz de fazer qualquer coisa para garantir furos de reportagem.

Olivia Wilde interpreta a jornalista Kathy Scruggs
Olivia Wilde exagera na caracterização da personagem e, por causa disso, o momento em que ela se dá conta de que Jewell é inocente e tem uma crise de consciência soa falso, pois a mudança é muito brusca. Fica claro, acima de tudo, que Clint Eastwood critica o comportamento da imprensa, ao publicar uma informação às pressas, sem checá-la a fundo, devido à concorrência.

O calvário de Richard Jewell durou cerca de três meses até que ele finalmente foi inocentado. Seis anos depois, o FBI descobriu o verdadeiro culpado: Eric Robert Rudolph. Jewell morreu em 2007, aos 44 anos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates