Por Ana Beatriz Marin
A princípio, O Escândalo, em cartaz na cidade desde quinta-feira (16), não parece o que é. O diretor Jay Rouch e o roterista Charles Randolph começam o longa travando uma comunicação direta com o espectador ao transformar a âncora e estrela da Fox News Megyn Kelly (Charlize Theron) numa espécie de cicerone da emissora. Caminhamos com a jornalista pelos corredores, visitamos estúdios e conhecemos algumas de suas colegas de trabalho enquanto ela conversa com a câmera. Mas O Escândalo não é sobre os bastidores da Fox, uma das maiores e mais importantes emissoras de TV dos Estados Unidos, e sim sobre assédio sexual. Sobre como homens poderosos acossam mulheres em troca de promoções e da promessa de ascensão profissional. Sobre como muitas se calam por medo, vergonha ou conivência. E sobre como tudo isso vem mudando... ainda que lentamente.
A figura masculina central é Roger Ailes (John Lithgow), o todo-poderoso da Fox que assedia funcionárias da empresa há anos, impunemente. O início de sua derrocada começa quando a apresentadora Gretchen Carlson (Nicole Kidman) resolve denunciar o ex-chefe depois de perder um programa de prestígio e ser rebaixada. O problema é que, do jeito que a situação é apresentada, tem-se a impressão de que ela só o acusa para se vingar. E fica, então, a pergunta: por que não fez isso antes?
As protagonistas Megyn Kelly (Charlize Theron), Gretchen Carlson (Nicole Kidman) e Kayla Pospisil (Margot Robbie) |
Megyn Kelly demora a se pronunciar – e seu silêncio chama a atenção dos colegas –, mas finalmente endossa as acusações de Gretchen, o que acaba por contribuir para a derrocada final de Ailes.
Acuada diante do escândalo que a iniciativa provoca, a família do magnata Rupert Murdoch, dono da News Corp, proprietária da Fox News, opta pela demissão de seu diretor-executivo. Ele é impedido, até, de se despedir dos funcionários. O anúncio de sua saída é feito pelo próprio Murdoch.
Gretchen e Megyn encabeçam o ataque a Ailes. Mas uma terceira mulher, Kayla Pospisil (Margot Robbie), divide o protagonismo com elas. Trata-se de uma jovem em início de carreira, deslumbrada, inexperiente e imatura, disposta a usar certas artimanhas para fazer carreira na Fox News. Um verdadeiro clichê. Também assediada pelo executivo, porém, seus questionamentos morais a levam para um caminho diferente do das outras duas.
John Lithgow interpreta Roger Ailes, todo-poderoso da Fox News |
O Escândalo é baseado nas acusações feitas por Gretchen Carlson contra Roger Ailes em 2016. Diferentemente do que ocorre no filme, ele renunciou ao cargo após as denúncias. E morreu no ano seguinte, aos 77 anos.
O longa concorre a três Oscar, cuja cerimônia está marcada para o dia 9 de fevereiro: Atriz (Charlize Theron), Atriz Coadjuvante (Margot Robbie) e Maquiagem.
0 comentários:
Postar um comentário