Home » , » Os Miseráveis

Os Miseráveis




Por Ana Beatriz Marin

A famosa Avenida Champs-Élysées aparece tomada por uma multidão em festa após a França conquistar a Copa do Mundo de 2018 na abertura de Os Miseráveis, do cineasta Ladj Ly, que estreia nesta quinta-feira (16). É o único momento do filme em que o famoso ponto turístico de Paris surge na tela. E é a única vez também que a cidade e seus habitantes mostram-se integrados. Diferenças sociais, raciais e econômicas simplesmente não existem. Até a sequência seguinte.


Os Miseráveis mostra a relação de um trio de policiais com os moradores – formados por adolescentes, imigrantes (ou filhos de imigrantes que, mesmo tendo nascido em solo europeu, não são vistos como franceses) e a Irmandade Muçulmana – de um bairro periférico da capital francesa. Logo no início da projeção, quando eles abordam três jovens num ponto de ônibus, fica clara a relação abusiva que mantêm com a comunidade. E como essa, mesmo reagindo (ou tentando), tem dificuldade de ser ouvida e fazer valer seus direitos.

A partir do roubo de um filhote de leão, a tensão já existente entre os policiais, os imigrantes africanos e a comunidade cigana instalada no local começa a crescer e, com ela, o ritmo do filme, que se torna mais e mais frenético. A forma arbitrária como eles prendem o culpado e a punição cruel que ele recebe acabam sendo registradas por um drone. E, quando os agentes perdem o controle da situação, o caos e a violência se instalam.

 
A história retratada no longa é baseada em uma prisão real que Ladj Ly presenciou durante a juventude, num subúrbio de Paris. O cineasta nasceu em Mali, em 1978, mas se mudou para a França e cresceu na localidade de Montfermeil, em Sena-San Dani, no distrito de Le Raincy – e onde Victor Hugo ambienta Os Miseráveis, o livro cujo nome Ly pega emprestado para seu filme. As injustiças e abusos perpetrados pelos policiais no filme tem um quê da realidade que ele conheceu. Em entrevista ao jornal espanhol El País, o cineasta afirmou não querer fazer um longa antipolicial. Porém, do jeito que a história é contada, fica claro de que lado ele está.

Após levar o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em 2019, Os Miseráveis parte rumo ao Oscar. Na cerimônia, dia 9 de fevereiro, é o candidato da França na categoria Filme Internacional, junto a Parasita (Boon-Jo Hoo), Dor e Glória (Pedro Almodóvar), Corpus Christi (Jan Komasa) e Honeyland (de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, também indicado na categoria Documentário).

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates