Por Ana Beatriz Marin
Em sua estreia solo como diretora, com Lady Bird - A Hora de Voar, Greta Gerwig mostrou os conflitos e inseguranças de uma jovem de 17 anos (interpretada por Saoirse Ronan) prestes a terminar o ensino médio (high school nos Estados Unidos) e ingressar na universidade. Apesar de todos os dilemas enfrentados – e dos questionamentos típicas da adolescência –, é uma moça forte, independente e que luta para conseguir aquilo a que se propõe. Pela obra, ela foi indicada ao Oscar Melhor Direção (foi a quinta mulher a concorrer na categoria) e Saoirse, ao de Melhor Atriz. Em Adoráveis Mulheres, que estreia nesta quinta-feira (9), as duas retomam a parceria para novamente mostrar a força do feminino.
O filme é uma nova adaptação para o cinema do romance Mulherzinhas, publicado por Louisa May Alcott em 1868, e narra o périplo de Jo March (Saoirse) para se firmar como escritora numa sociedade machista durante os anos da Guerra de Secessão nos Estados Unidos (entre 1861 e 1865). A narrativa ganha em ritmo ao alternar passado e presente para mostrar o desenrolar de sua vida e o de suas três irmãs, vividas por Emna Watson (Meg), Florence Pugh (Amy) e Eliza Scanlen (Beth). As quatro têm personalidades distintas, mas com algo em comum: estão dispostas a viver a vida do jeito que lhes apetece.
O filme acompanha o amadurecimento das irmãs March |
Os homens têm papel secundário na trama, à exceção de Laurie (Timothée Chalamet), cuja chegada terminará por modificar certas dinâmicas e relações familiares. De certa forma, é a presença dele na vida da família March que dará pé para que duas das irmãs, Jo e Amy, discutam e reflitam sobre o papel das mulheres na sociedade e na relação com os homens. Como já foi dito, é um filme sobre mulheres fortes e a força do feminino. Alguns questionamentos ficaram para trás (como a necessidade de fazer um bom casamento), outros ainda soam bem atuais.
Jo (Saoirse Ronan) e Laurie (Timothée Chalamet): uma relação tumultuada |
O elenco é formado ainda por Meryl Streep (como a tia rica, velha e mal-humorada), Laura Dern (mãe das jovens), Chris Cooper, Bob Odenkirk, James Norton e Tracy Letts.
0 comentários:
Postar um comentário