Home » , , » Nosso dia de folga com Ferris

Nosso dia de folga com Ferris

Ferris (Mathew Broderick) é o cara mais popular da escola. Com uma auto-confiança invejável só faz o que quer e sempre se dá bem. O acompanhamos durante um dia que ele considera ser perfeito demais para ser desperdiçado com a escola. Logo, ele mata aula, arrasta seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck), sua namorada Sloane (Mia Sara) e a nós reles expectadores para seu excitante dia de folga.

Ele fala com a gente, literalmente. Quebra as regras, olha para a câmera e dispara suas importantes observações sobre a vida. Um registro fiel da juventude da época, filosófica, auditiva e visualmente (óculos escuros gigantes e que levantam as lentes, cool!).

É um clássico da sessão da tarde. Difícil achar alguém que não conheça e que não tenha desejado desesperadamente "curtir a vida adoidadamente" como Ferris. Ele age como gostaríamos agir. Fala o que queremos dizer. As normas que a sociedade nos obriga a seguir, "tô nem aí!" Por isso a empatia é imediata com qualquer um que se aventure nos seus 102 minutos de diversão.

Quando crianças curtimos a aventura de um dia sem adultos. Já adultos aprendemos a apreciar os personagens comuns, e infinitamente mais reais e ricos, que cercam o protagonista. Descobrimos o contraste enorme entre a vida que real, e a que deveríamos ter. Afinal, temos um pouco de cada um deles. As neuroses e os medos de Cameron, a frustração de Jeanie (Jennifer Grey) e o desejo de desmascarar os espertinhos que tiram vantagem de tudo, como o Diretor Rooney (Jeffrey Jones ). Mas, deveríamos, e adoraríamos, ter muito mais de Ferris.

Enquanto o trio curte o dia, os outros se afogam em suas vidinhas chatas. E nós percebemos o quanto agimos como bobos às vezes. É um filme que ensina a não se levar tanto a sério e curtir mais a vida.

Pouco antes de Ferris sacudir uma avenida com Twist and Shout, Cameron e Sloane conversam sobre o futuro e logo percebem: não se interessam por nada. É disso que se trata! Ter o direito de não se interessar por nada, viver apenas o momento, mesmo que por um único dia. Coisa que Cameron é incapaz de fazer, até Ferris o resgatar de sua seriedade. Então também é um filme sobre amizade pura. Sabe? Puxar o amigo para fora da piscina quando ele está se afogando.

Quem diria que um roteiro escrito em 6 dias poderia ser tão profundo?

Ainda está aí? Já terminou. Pode parar de ler.

2 comentários:

Daniel Caetano disse...

Olha só... (rs)
Sem dúvida é um dos clássicos e um dos preferidos de minha pratileira... e gostei muita sua descrição dele.
O único detalhe que eu acrescentaria é que o Cameron também não me parece exatamente um personagem realista; penso que tudo se passa como se Ferris fosse o ego do personagem e Cameron o superego deste mesmo personagem, este sim, bastante realista. :)

Fabiane Bastos disse...

Legal e também curioso vc dizer isso Caetano. Nos extas do DVD (não se na versão da sua prateleira tem)os atores brincam com essa coisa de ego, superego e id, em relação ao trio principal.

Obrigada e volte sempre! Semana que vem tem outro clássico nos nossos DVDs.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates