Home » , , » Banalidades

Banalidades

A primeira cena: um casal em uma lanchonete conversando tranquilamente sobre assaltos. Até que decidem que o local é perfeito para se cometer um. - Todo mundo quieto, é um assalto! - Longos créditos, com música marcante e nada de voltarmos para o assalto. Agora vemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) em uma visita de cortesia que acaba virando uma chacina. Depois Vincent tem que divertir a mulher do chefe, Mia Wallace (Uma Thurman),  para se divertir enquanto ele está fora da cidade. Bruce Willis é Butch Coolidge, um pugilista que devia perder uma luta comprada, mas não o fez, agora tem que fugir da cidade. Vincent e Jules estão de volta e tem que limpar a sujeira de uma morte acidental em seu carro logo após a primeira chacina. Tudo isso é um filme só!

Achou confuso? Tudo bem! Provavelmente era esse o objetivo de Tarantino em Pulp fiction. Te confundir até o fim, quando tudo parece se encaixar miraculosamente e finalmente você entende: vida e morte são coisas banais hoje em dia!

Tanto que hambúrgueres e TV são o assuntos que antecedem uma mantança. Ou uma simples distração pode tirar uma vida, supreendendo até o assassino. Em uma época cercada de violência, sua abordagem direta, mostra de forma ousada o mundo do crime.

A violência está lá fora! Para muitos é tão comum quanto trocar de camisa. O filme esfrega isso na cara dos espectadores. Sem meias palavras, sem licensas poéticas, sem censura, tornando impossível assisitir sem ser afetado por ele (positivamente, ou não. Tem que ter 18, né!).

Misturado a muito humor negro (cada lugar para se esconder um relógio!), ainda restam algumas lições. Com a personagem de Uma Thurman, assisistimos os prós e contras de curtir o momento. Já Samuel L. Jackson, nos faz uma análise sobre milagres e atos divinos. Mostranto que mesmo assassinos tem sua ética e até um método de trabalho. Recite a Bíblia e apague o cara.

A narrativa não-linear (marca de Tarantino) foi um marco na época. Atualmente não é mais novidade. Na verdade, estamos até acostumados a ela (Lost, Sin City, Crash). Então acho que o efeito diminui para quem só assisitiu ao longa agora, após toda revolução narrativa. Mesmo assim ela ainda possibilita a existência de vários protagonistas, o que aproxima a narrativa do público. Um deles pode morar perto de você!

A história é fora de ordem, e, mesmo assim, o final forma um ciclo. O filme começa como termina, no restaurante. Não pude deixar de pensar, isso vai continuar. A violência é ciclica.

É sobre banalidades sim, mas está longe de ser uma obra banal.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates