Home » , , , » Sem medo, mas com cautela!

Sem medo, mas com cautela!

Ao contrário de minhas colegas, eu não tenho medo algum do mar, meu único problemas com praias é a areia. Mas confesso: faz muito tempo que não levava sustos como estes assistindo a um filme. Ainda mais se considerarmos que é um filme a que assisti várias vezes na infância (e que foi copiado à exaustão).

É verdade, não me lembrava muito além da música e do bichão pulando fora d'água. Talvez por isso não pude conter um grito que acordou uma mãe assustada no sofá, quando o oceanógrafo encontrou um cadáver no barco dos pescadores desaparecidos. E o dito tubarão não estava na cena. Acho que na verdade esperava o monstro marinho e me assustei por ver outra coisa.

O susto também pode ter sido efeito da trilha de suspense. Não é à toa que é a característica mais marcante do filme, é a primeira coisa que Spielberg nos oferece. A forte batida de apenas duas notas parece ajustar nosso coração ao seu ritmo. Uma vez sincronizados nada faz o ritmo desacelerar e o nervoso diminuir.

A sensação é levada ao extremo quando o trio de "cabra macho" embarca na maria fumaça do oceano (fumacento aquele barco, não!) para caçar o bicho. Nem as cenas de calmaria, quando esperamos a fera aparecer, ajudam a passar o nervoso.

Tubarão é um exercício, para descobrir nossos mais primitivos temores. E, convenhamos, temos medo de tudo! Medo do que não estamos vendo (o tubarão mesmo custa a aprecer). Do que possamos ver. Do misterioso animal. Do desconhecido. Temos medo até dos barris amarelos assassinos e da multidão furiosa que empurra para longe criancinhas com bóias que fiquem em seu caminho.

Mas não é só de medo que vive o clássico inventor do "blockbuster". Também vive de ganância. Das autoridades que negam o perigo para não espantar os turistas. Do povo que não tá nem aí e só quer curtir o feriadão na praia. Ao ponto de termos mais vontade de dar um jeito nessas pessoas que no próprio tubarão.

Mais que uma distração, o filme assusta, diverte e aumenta o consumo de pipoca para acalmar o nervoso. Além de gerar os posts com imagens mais violentas da história do blog. Ainda não tenho medo. Mas com certeza sempre que for encarar o mar aberto vou conseguir um barco maior.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do momento

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (795) Drama (243) Lançamentos (160) Ficção científica (111) Aventura (106) Comédia (78) Ação (53) Musical (52) Terror (50) Fantasia (39) Animação (31) Comédia romântica (25) Biografia (24) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates