Home » , , , » Suspense que não fica no óbvio

Suspense que não fica no óbvio

 

Confesso a vocês que as lembranças que tinha de Tubarão eram apenas as imagens de pessoas se sacudindo na água ao som da inconfundível trilha sonora de John Williams. Mas acho que isso se deve mais ao fato de o filme ter virado um clássico e essas sequências terem sido repetidas à exaustão (isso sem falar no enorme número de continuações do longa de Spielberg). Da história mesmo, não lembrava quase nada.  Aliás, nem tenho certeza de ter assistido ao longa até o final. E este post foi a desculpa perfeita para refrescar minha memória. Até aí, ótimo, mas lembrei também do pavor que tenho do mar. E ver gente sendo devorada não é assim das experiências mais agradáveis, vamos combinar.

Dito isto, primeira observação que vem à mente: oba, não é um filme do tipo "resta um"! Coisa mais irritante história capenga que só serve como pretexto para você tentar adivinhar a próxima vítima. E, na maioria das vezes, você já sabe de antemão como vai acontecer. Suspense dos bons tem permissão pra brincar com o espectador, e é isso que acontece, por exemplo, em uma determinada sequência do filme: os moradores de Amity na praia, na maior tranquilidade. Close na gordinha, no menininho, no cachorrinho... Todo mundo apostando suas fichas em quem vai virar comida de tubarão primeiro, e, no fim das contas, não passa de uma brincadeira de criança. Bom demais.

Mas Tubarão não se resume a isso: o filme dá uma guinada bem interessante na segunda metade, quando a caça ao animal assassino começa de verdade. O chefe de polícia, o oceanógrafo e o pescador valentão, isolados em um barquinho, perto de um bichão de três toneladas pra lá de faminto, travam uma verdadeira luta pela sobrevivência, e arriscam suas vidas por gente que foi egoísta até o último fio de cabelo. Ou o que dizer do prefeito, preocupado em não afastar os turistas em pleno feriadão de 4 de julho, incentivando o velhinho a entrar na água, e deixando seus filhos brincarem perto da morte? E os pescadores, que  protestam contra o fechamento das praias, e das autoridades que negam o óbvio, dizendo que a primeira vítima foi morta pela hélice de um barco?

Considerações à parte, é nessa parte final que Spielberg consegue provocar ainda mais agonia. Se ele nos poupa, ao máximo, de ver cadáveres durante o filme (bom gosto nessas horas é fundamental), ele nos faz pular na cadeira toda vez que o animal se aproxima. Na cena (muito bem feita) em que Matt mergulha dentro de uma gaiola para se aproximar do bicho, o nível de desespero da pessoa aqui chega perto do máximo. Ou quando Quint luta desesperadamente para sobreviver, não dá para deixar de torcer por ele, mesmo sabendo que a tragédia é inevitável. Cinema bom é isso, o resto é brincadeira.

1 comentários:

Daniel Caetano disse...

Eu já assisti Tubarão tantas vezes que já perdeu um pouco a graça, mas é um dos filmes do Spielberg que mostra que ele sabe fazer bem feito, ainda que nem sempre opte por usar sua sapiência. :)

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates