Home » , , » Comédia charmosa

Comédia charmosa

E o povo morre de rir vendo "As branquelas"... Sou mais Curtis e Lemon vestidos de mulher

Como é bom ver que Hollywood sabia fazer comédias! Dos filmes antigos que a gente já viu, a maioria é drama. E essa é uma comédia deliciosa, perfeita para um sábado à tarde (daqueles bem preguiçosos). Nada como genuínas gargalhadas e um roteiro esperto para levantar o astral. E é exatamente isso que o filme é.

O roteiro é super bem amarrado: dois músicos desempregados testemunham um acerto de contas entre mafiosos e acabam de disfarçando de mulher para fugir dos bandidos. Embarcam em uma viagem para a Flórida com uma banda de mulheres, e um deles se apaixona pela guitarrista. Para conquistar seu coração, ele finge ser um milionário, mas os mafiosos chegam para uma convenção no hotel onde a banda se apresentaria e os planos tem que ser modificados.

Dá pra perceber que o filme é um veículo para Marilyn brilhar e mostrar seus dotes (duvidosos, aliás: ela canta afinadinho, mas sua interpretação não é das mais memoráveis - apesar de ser convincente como a sonhadora e burra menina do interior), mas ela não é a única a brilhar. Aliás, para mim, ela ficou meio apagada com as atuações impagáveis de Tony Curtis (Joe/Josefine) e Jack Lemon (Jerry/Daphne). Curtis faz de sua Josephine uma lady, completamente concentrado em fugir dos mafiosos, enquanto a atrapalhada e divertida Daphne de Lemon é uma das interpretações mais hilárias que eu já vi. Joe E. Brown também está ótimo como o milionário fanfarrão Sr. Osgood.

A sonhadora e burra Sugar Cane (seria uma ironia com a própria Marilyn Monroe?)

Minhas cenas preferidas: a do início, da perseguição policial; a descoberta da casa noturna movimentadíssima que funcinava escondida, disfaçada numa casa funerária; a das "meninas" chegando à estação de trem; a festa supostamente secreta no trem (como Sweet Sue e Beinstock não acordaram com tamanha algazarra?); a sequencia de sedução do "pobre herdeiro da companhia de petróleo" (as mentiras que ele conta e a chantagem emocional são ótimas, só perdem pra burrice da própria Sugar, que cai feito um patinho) e o tango de Daphne e Sr. Osgood ("Daphne, querida... Você está levando de novo..." hilário!); a manhã seguinte e o noivado dos dançarinos e, claro, a cena final de fuga. Das personagens, fico com Daphne, o Sr. Osgood e o funcionário do hotel, cheio de amor pra dar à pobre Josephine.

O mais legal é que as personagens estão fazendo tudo errado, mas você torce para que dê tudo certo. Eles enganam todo mundo, desde o início -eles salvaram a própria pele logo na primeira batida policial, mas não avisaram ninguém. São uns enganadores profissionais, principalmente o saxofonista, que faz de tudo um pouco: promete encontros românticos para a secretária só para conseguir um emprego e que aposta os poucos trocados que ganha com o amigo (bem como seus únicos casacos em pleno inverno) em vez de pagar suas dívidas e o pior de tudo, usa os sonhos, as confidências e se aproveita da burrice assumida de Sugar para conquistá-la. Mas, no fim das contas, você quer que eles consigam se safar e que Joe termine com Sugar. Bem, como diz o Sr. Osgood no último diálogo do filme: nem todo mundo é perfeito.

Os melhores em minha cena favorita: Joe E. Brown e Jack Lemon dançando tango

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates