Home » , , » Bem-vindo ao seu pior pesadelo

Bem-vindo ao seu pior pesadelo

Sabe aquela sensação de "tem alguma coisa errada..."? Pois é. Imagine chegar à sua cidade natal, depois de algum tempo fora, e perceber que as pessoas que você conhece há anos não são mais as mesmas. E não simplesmente porque você mudou ou porque os anos passaram e, como tudo na vida, mudou um pouco. Mudou completamente porque essas pessoas não são mais elas mesmas - são recriações perfeitas delas mesmas, mas sem emoções.

Em Vampiros de almas (Invasion of the body snatchers) nós acompanhamos o relato de uma história fantástica, absurda, de um homem completamente transtornado. A princípio, tomado por louco, ninguém acredita nele. Somente quando um psicólogo é chamado e lhe dá atenção, ele enfim conta sua impressionante história. Afirma não ser louco, e que é importante que ele seja ouvido com atenção. Relata, então, as mudanças ocorridas na pequena Santa Mira, onde pessoas se curam sozinhas e rapidamente, sem ajuda de medicamentos, e de uma suposta histeria coletiva que faz com que pessoas não reconheçam seus familiares e amigos. A coisa fica ainda mais intrigante quando um corpo, aparentemente sem identificações nem marcas que indicassem sua causa mortis aparece na casa de um amigo. Instigados a solucionar a situação, o dr. Bennell (Kevin McCarthy), Becky Driscoll (Dana Winter e os amigos Jack (King Donovan) e Teddy Belicec (Carolyn Jones), os únicos na cidade que parecem não ter sido acometidos da tal histeria coletiva se unem e começam a desvendar o mistério.



A cidade inteira correndo atrás dos últimos humanos da cidade

É angustiante acompanhar o desenrolar dessa história fantástica. Você fica sem saber o que acontece, chega a pensar que só está realmente acompanhando a história de um louco ou bêbado. Mas aí vem a revelação: as pessoas estão sendo substituídas por réplicas delas mesmas, mas sem emoções. Seus corpos são reproduzidos por sementes alienígenas, que podem reproduzir qualquer coisa que esteja por perto, mas os corpos produzidos não possuem memória. Como proceder? Simples, espera-se que os originais durmam e roubam-se as mentes. Agora imagine que você descobriu isso e a cidade toda está no seu encalço, e você está morto de cansaço - mas não pode dormir, ou perderá a guerra - e sua namorada e seus melhores amigos não conseguiram resitir por muito tempo, então você tem que contar pra todo mundo que todos estão em perigo, mas ninguém te ouve... Parece ou não um pesadelo? Pra mim, é um dos piores. E, com certeza, foi ruim também pro pobre dr. Bennell.

Fiquei com essa sensação, enquanto assistia ao filme, de querer acordar pra ver que tudo era só um pesadelo. E também achei que o doutor sentiu a mesma coisa. Sabe aquela história de "repetir uma mentira tantas vezes até que ela vire verdade"? Acho que ele passou por isso, porque ninguém acreditava nele. Por isso entendi o alívio que o dr. Bennell sente, na cena final do filme, ao ver que nada daquilo era um sonho ou loucura, mas era verdade e que ele tinha conseguido. Conseguido resistir, sobreviver, alertar o mundo, manter a sanidade, manter a humanidade. Aliás, interessantíssimo o ponto de vista que nos diferencia das outras coisas do mundo por uma única razão: temos sentimentos. Mesmo se forem os piores sentimentos, são eles que nos fazem ser humanos - e não réplicas moldadas numa semente leguminosa alienígena. Sensacional.

É por isso que eu procuro não julgar o que é estranho ou não. É óbvio que há coisas estranhas "demais da conta", mas acho muito mais estranho ser tudo muito normal. Ser normal é legal, mas normalidade demais é muito estranho. Fica a pergunta: se ser diferente é normal, e ser normal é muito estranho, como diferenciar o que é estranho e o que é normal?


*Não pude resistir à piadinha infame, mas aposto que, depois de assistir a esse filme, muita gente vai deixar de contar pras crianças que elas nasceram de uma sementinha...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates