Home » , , » E agora, José?

E agora, José?


Voando alto com os pensamentos e as angústias de Guido


Devo dizer que este post será breve: não consegui me concentrar nesse filme; portanto, para não dizer abobrinhas, vou falar o menos possível.
Sei que o filme fala sobre um diretor que já tem tudo pronto para fazer um filme: atriz principal, locação, patrocínio, produção... Só falta uma coisa: a história. O que é um filme sem uma história?! E, como se não bastasse, ele ainda tem que enfrentar uma séria batalha com seus medos e traumas de infância, e ainda rola uma "DR" pra completar. Nem dá pra julgar mal o personagem quando ele começa a viajar assim que as conversas ficam um pouco mais enfadonhas - quem quer ouvir que as coisas estão indo mal quando você tem plena consciência disso, e ainda está fazendo de tudo ao seu alcance para sair dessa, mas não vê resultado? Muito (mal) resumido, foi isso o que eu apreendi.
Das coisas que gostei: a fotografia e o jogo de câmeras - o preto e branco super contrastado é lindíssimo e os enquadramentos e jogo de luz são superinteligentes e nos proporcionam imagens belíssimas; a história em si - o dilema do personagem em encontrar a história a ser filmada, a procura por elementos reais e a dificuldade de se livrar de seus traumas; a maneira como a realidade e os sonhos de Guido (Mastroianni, ótimo) são mostrados, uma mescla sem fim.

Das coisas que não gostei: o início é confuso, levou tempo demais até eu conseguir associar que ele estava em busca da história para o seu filme. E depois, levou tempo demais para "finalizar" a problemática - que, aliás, não ficou finalizada para mim: ele decidiu fazer o quê? Cancelar as filmagens simplesmente? Ou levou a cabo a filmagem de seu passado? Ou tudo aquilo foi um sonho, o mais estranho que ele já teve?
É óbvio que o filme não é confuso a ponto de não se entender nada, mas dá pra fazer confusão entre quem é a esposa, a amante, a atriz famosa sem papel no filme sem história, a prima da amante do melhor amigo... Acho que foi muita informação e muito sonho para pouca explicação, algumas pontas soltas. Talvez eu esteja acostumada demais a filmes com "início, meio e fim", mas gosto das coisa pelo menos um pouco mais explicadas. Divaguei nos sonhos de Guido e achei a realidade bem confusa. Talvez eu tenha sentido a mesma coisa que o personagem; talvez tenha sido essa a ntenção do diretor. No fim das contas, eu gostei do filme. Mas acho que ainda tô muito "crua" para entendê-lo realmente.

1 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates