Home » , , , , , » O poder dos seus desejos

O poder dos seus desejos

O'Toole e Sharif: amizade, aliança, guerra e sangue no deserto


Areia, vento, mais areia, sol escaldante, tempestade de areia, sede, mais areia... Incrível como a personagem Lawrence (Peter O'Toole) fica fascinada por isso. Um soldado culto, refinado, sem gosto para a guerra, acaba se envolvendo nela por seu interesse na política e tédio no Q.G. onde trabalhava. Antes ele tivesse ficado quieto por lá. Mas ele não poderia ficar mais ali, ele queria mais. Desejava estar no deserto, fazer algo grande e significativo. Ele fez. Mas pagou muito caro por isso.


Já dizia o ditado que se deve tomar cuidado com o que se deseja. Lawrence desejava fazer algo bom, mas acabou tomando outro caminho. Apesar de sua inteligência privilegiada e de sua astúcia, não pode fugir das consequências terríveis que ele previra. Sabia que teria que enfrentar o mar de areia e a terra seca a perder de vista; que, se provocasse na medida certa as tribos, elas se uniriam; mas não contava com o que ele ia encontrar no deserto: enfrentar seus próprios demônios no calor infernal do deserto, com pouca água e uma obstinação absurda. E o que ganhou em troca foi uma arrogância que só aumentava a cada vitória - nem mesmo seu amigo e admirador Ali (Omar Sharif, em interpretação emocionante) o reconhecia mais.

A gente sempre fica na dúvida sobre o que Lawrence realmente quer. Ele está a favor de quem? O que ele quer? Está enganando a todo mundo ou só a si mesmo? Ele quer ser reconhecido ou é realmente um cara obstinado e humilde, simplesmente? Queria ele ser herói ou foram as circunstâncias que o levaram a ser reconhecido? Mocinho ou bandido? Oficial ou árabe?

A personalidade enigmática de Lawrence é o fio condutor do filme, e como tal, o próprio filme tem altos e baixos. A história é ótima (ainda mais interessante depois que descobri que é baseada em uma biografia, ou seja, Lawrence realmente existiu e fez todas essas coisas e ainda mais), mas o filme é lento demais. Acredito que seja para reforçar a idéia da vastidão do deserto e da desolação que dá viver numa terra tão árida, tão perigosa, tão solitária. Algumas sequências são lindas, épicas, mas outras eu acho desnecessárias. Talvez a versão exibida em 1963, com 35 minutos a menos de duração, fosse mais interessante e menos cansativa. Peter O'Toole faz um Lawrence convincente, mas bastante teatral. Antony Quinn está no tom perfeito com Auda abu Tai, o líder da tribo que decide tomar Aqaba "não porque Lawrence disse que ele teria, mas porque foi sua vontade". E o mais melhor em cena, apesar de aparecer pouco, é Omar Sharif - líder temerário, torna-se amigo de Lawrence e confia em seu julgamento, interessa-se por política por acreditar em seu sonho. Ele acompanha de perto as mudanças que o deserto fez em Lawrence. Tenta ajudar o amigo a suportar a dor de perder seus ajudantes, mas sente por tê-lo visto se transformar em um homem amargurado, quase louco, à beira do colapso.

A vida não é fácil pra ninguém, mas me parece pior para aqueles que tem que viver em situações tão adversas quanto sobreviver no deserto. Almejar algo melhor é bom e importante, e não dá para medir as consequências de seus atos com precisão. O tenente Lawrence descobriu isso da pior maneira possível. Todos querem paz (até mesmo os generais), mas não cabia a ele consegui-la. Como o próprio Príncipe Faiçal diz ao final do filme, os jovens fazem a guerra e os velhos acertam os detalhes. Para mim, ninguém ficou satisfeito: nem a Inglaterra, nem a França, nem o Príncipe, nem arábes, nem turcos. Todos saem perdendo.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates