Home » , , , » Surrealismo na veia

Surrealismo na veia

Buñuel se preparando para a temida cena do vazamento de olho


Confesso que eu não fazia idéia da real conotação da expressão "é surreal!" até ver este filme. Com roteiro, direção e atuação de dois mestres do movimento surrealista, Buñuel e Dalí, é lógico que não dava para esperar uma lógica na narrativa (com perdão do trocadilho).

O filme é curto, com várias imagens aparentemente desconexas - mas que deviam ter algum tipo de lógica para eles - e que você não entende como começa e muito menos o que aconteceu no final. Não tenho vergonha de falar, não entendi nada do que vi. E fiquei chocada com a cena do vazamento do olho, que, para mim, foi de longe a mais desconexa. Acho que eu reagi como a audiência da época: fiquei perplexa, chocada, não entendi nada e não gosti do que vi. Outras cenas também são chocantes, como ver o rapaz vibrar ao assistir à morte da moça que, em estado de choque, não desviou do carro que a tropelou. Ou a cena mais estranha, a que o homem começa a puxar a parede dela saem um piano, dois soldados e um animal (que me pareceu ser um burro) morto, por cima do piano.


Já falei que, para mim, bons filmes são boas histórias, bem contadas, dirigidas e interpretadas. Não consigo ver uma história, nem mesmo achar um sentido. E o filme é exatamente isso. Uma rápida jogada no Google e uma luz é jogada nas idéias, mas nem assim dá pra compreender. Como qualquer obra surrealista, não dá pra se racionalizar o que se vê. As imagens são reproduções de fragmentos de sonhos de Buñuel e Dalí, imagina se há lógica nisso?! Mas ser um expoente do movimento não quer dizer que vá agradar. E, convenhamos, acho que eles não estavam nem um pouco interessados em agradar. Respeito a estética, mas foi, de longe, o filme mais louco que eu já vi na vida. Literalmente, "surreal".

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates