Home » , , » É só o começo

É só o começo


Pode parecer ironia, já que estamos em plena Semana do orgulho nerd aqui no blog, mas nunca fui nerd o suficiente para ser aficionada pela saga Star Wars. Não me lembro exatamente quando assisti à trilogia original pela primeira vez, mas já sabia de vários detalhes da história só de ler sobre o assunto e ouvir testemunhos de fãs mais ferrenhos. Então, rever o Episódio IV - Uma nova esperança agora me deu algumas perspectivas interessantes. Vamos a elas.

Em relação à trama em si, o primeiro filme não é muito relevante. Funciona mais para apresentar os personagens e nos situar na batalha entre rebeldes e Império. Ok, conhecemos Darth Vader, mas ele até que está bem contido, mais para um coadjuvante. O destaque vai mesmo para o jovem Luke, que descobre sua vocação para ser um guerreiro, assim como seu pai o fora. Mas vamos combinar que o método de treinamento de Obi-Wan foi muito chinfrim, né? Umas frasezinhas de autoajuda, e, pronto, nasce um jedi. Até seu Miyagi faria melhor.

Ah, conhecemos a amada dupla C-3PO e R2-D2 (engraçado como ele me lembra o Wall-e! Deve ter servido de inspiração...), e vemos nascer também a implicância entre Léia e Han Solo, com aqueles diálogos deliciosos de gata e rato. Adoro. Fora isso, a gente tem um resgatezinho aqui, uma troca de tiros ali... Tenho que dizer que o que mais me chocou foi mesmo a destruição de Alderaan. Gente, que homens maus, acabarem com um planeta inteiro depois de terem dado sua palavra! E a gente aqui, sofrendo por antecipação com 2012...

Antes que me xinguem: sim, eu gosto de Star Wars, mas esse filme específico não me empolga muito. Gosto da trama como um todo, de saber que Luke e Léia sentem atração um pelo outro, sem saber que são irmãos. Que Luke vai descobrir que seu grande inimigo é seu pai, um grande jedi que cedeu ao lado negro da Força. Ou seja, sem menosprezar a mitologia, os personagens carismáticos e as cenas de ação, a série de George Lucas, no fundo, é quase uma novela. No bom sentido, claro.

O que quero dizer com tudo isso é que meus conhecimentos sobre a história toda acabam interferindo na minha percepção do primeiro filme. E aí, tudo que eu consigo ver são como era tosco aquele Povo de Areia, como a cena de luta entre Darth Vader e Obi-Wan beira o ridículo... Juro que são só observações, não é implicância. É que eu sei que vai ficar melhor depois. Tá, agora fiquei com vontade de ver o resto da série de novo: lado nerd ativado! 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates