Home » , , » O começo do fim

O começo do fim

Luke, Léia e Han Solo - a espinha dorsal do sucesso da saga


Cara, o roteiro é fraquinho [quem foi que teve a ideia de colocar os créditos no início para explicar a história?], algumas cenas são editadas meio toscamente, os lasers das armas nunca atiram para onde estão sendo miradas e o protagonista é ruim à beça. O que faz de Guerra nas Estrelas, episódio 4 - Uma nova Esperança (Star Wars - episode 4) 'o clássico' nerd, tanto que inspirou a data de Dia do Orgulho Nerd? Elementar, meu caro nerd. Conspiração, analogias ao sistema político da Terra, clima futurista e viagens intergaláticas, armas lasers e sabres de luz, um vilão que ninguém vê o rosto, o último jedi vivo (e que coisa é essa, jedi?), um anti-herói engraçado e uma princesa rebelde. Some um monte de nós com as pontas soltas e, voilá, temos um prato cheio para teorias e especulações sobre "que motivo teria levado ao extermínio dos jedi?", ou "será que o Império vai conseguir aniquilar a Resistência?" ou ainda "será que a Léia vai ficar com o Han Solo ou com o Luke?". Aqui vale lembrar que ninguém sabia que Luke e Léia eram irmãos.

É muito engraçado tentar acompanhar a história como se ela já fizesse sentido, e depois chegar a um final festivo [mas inconclusivo] e pensar que, na época, o diretor nem sonhava em criar uma continuação. Quem gostou da história de cara deve ter ficado muito chateado com o final [um vilão supermau vagando pelo espaço e os mocinhos disputando as atenções da princesa rebelde], pensando: 'tá, mas... e daí?'
Eu lembro de sempre me perguntar, quando via anunciar Guerra nas Estrelas, porque o início se chamava "Episódio 4"? Não fazia o menor sentido pra mim. Vale lembrar que eu sou da década de 80 e, até começar a entender as coisas, já era pra mais da metade da dédaca de 90. E, bem, nessa época, Star Wars já era clássico e já se pensava em começar a produzir o início da saga. Mas eu não sabia, portanto, minha dúvida era simples: quem começa a contar uma história pelo meio? Naquela época eu também não sabia que, um dia, perguntas tão sinceras e até mais profundas iriam me atingir quando eu começasse a acompanhar um grupo de sobreviventes perdidos em uma ilha (nem tão) deserta.

Daí que o pai dos nerds resolveu fazer a festa e teminar a história em mais 2 filmes, pra alegria dos mais nerds. E não satisfeito, resolveu contar o inicio da história, anos depois de ter terminado a saga. Segundo os nerds mais nerds, a primeira trilogia [que conta o fim da saga] é a melhor, apesar dos efeitos especiais serem bem mais avançados na segunda. E, convenhamos, filme de fição científica sem efeito especial maneiro... não rola. Eu acho as duas interessantes e gosto muito do episódio 3, em que finalmente vemos como nasce o vilão mais temido do universo.

Posso estar errada, mas acho Star Wars uma saga tipicamente de menino. Sabe aquele sonho de garoto de ser piloto de caça e ninja ao mesmo tempo? É o jedi! Lutar contra um exército inteiro, ter um robô que você memmo criou... Luke Skywalker é o que todo garoto sonha ser (apesar de ninguém querer ter um Darth Vader como pai). Assim como a mira das armas laser do Império, talvez esse tenha sido o tiro mais incerto que George Lucas tenha dado em toda a sua carreira - e, com certeza, foi o que deu mais certo. O filme arrebatou legiões de fãs apaixonados por sabres de luz, jedis, viajar pelo espaço à velocidade da luz, e continua conquistando fãs até hoje - inclusive esta jovem blogueira que vos fala. Que a Força esteja com você.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates