Home » , , » Todo mundo mente!

Todo mundo mente!

Não, a produção de hoje nada tem a ver com a série House. Contudo o lema do rabugento médico é mais que comprovado em A Regra do Jogo. Jean Renoir nos apresenta o mundo da alta sociedade francesa, onde a sinceridade é chata e desinteressante, logo, todo mundo mente!

A trama se passa em uma festa de caça. Isso mesmo! Um fim de semana entre amigos no qual, além de promoverem animados jantares e festas, todos caçam juntos. Impossível não achar inusitada a cena onde os criados andam pela propriedade batendo nas árvores e fazendo barulho para que os animais silvestres fujam para área onde os patrões esperam com suas armas a postos.

Falando em patrões e empregados, o filme também mostra as complicadas relações entre eles. Resultado do convívio constante e os vários segredos compartilhados.

Um enorme número de personagens dividem a tela igualmente, Renoir, não privilegia nenhum em especial. Estilo que pode causar um pouco de confusão, - quem é quem? - mas também possibilita conhecer cada um deles, bem como seus segredos.

Há o marido que trai a mulher, que por sua vez teve um caso com um famoso aviador, ainda apaixonado por ela. A jovem que nutre um amor secreto pelo piloto. A criada que é mais fiel a patroa, que ao marido, o que não a impede de também ter um amante. Tudo envolto em uma atmosfera de luxo e futilidade.

Romances, amores platonicos, traição, fidelidade. São tantos segredos e histórias paralelas que o resultado só pode ser o caos. Confusão que abriga desde uma correria estilo comédia pastelão que conduzem a história a um final de atitudes impulsivas extremadas e desnecessárias.

Pode até parecer confuso, mas impossível não achar interessante bisbilhotar a vida alheia. Após assistir A Regra do Jogo, não me admira que todos mintam, afinal a intriga parece fazer parte da natureza humana.

2 comentários:

Pensador Louco disse...

Assisti o filme de Renoir nos anos 90, numa exibição do Estação Botafogo e gostei muito.

O filme é mesmo uma reviravolta de casos e descasos, mentiras e explicações.

Grande dica de filme, parabéns.

Se pudesse, queria fazer um pedido. Recentemente consegui comprar o DVD de Alphaville, de Goddard, e queria vê-lo "resenhado" aqui. É um filme muito bom.

Abração e boa semana.

Fabiane Bastos disse...

Obrigada!

É claro que pode pedir sim! Também pode opinar a vontade, ou mesmo escrever sua própria resenha. O espaço está aberto para qualquer um que queira participar, é só enviar seu texo para nos.

Quanto a Alphaville, pedido devidamente anotado. Espere a resenha para as próximas semanas!

E volte sempre! Toda semana um novo clássico no aqui no DVD, Sofá e Pipoca!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates