Home » , , » Brincando com a plateia

Brincando com a plateia

Pra mim, o melhor de Um corpo que cai é que são dois filmes em um. É delicioso perceber que, na sua primeira metade, Hitchcock brinca com a plateia nos fazendo crer que se trata de um drama psicológico, bem perto de resvalar para... uma novela mexicana. Aí olhamos intrigados para a tela, nos perguntando: estamos vendo o filme certo? Porque a trama de uma jovem que está sendo influenciada pelo fantasma de uma antepassada e tenta cometer suicídio como ela não se encaixa muito no perfil de um suspense tradicional. E pode dizer que você também estava começando a pensar que tudo fazia sentido...

E é nesse ponto que ocorre a jogada de mestre: em determinado momento, descobrimos que tudo não passa de um plano maior, e que fomos tão enganados quanto o protagonista. Claro que ser feito de bobo não é das sensações mais agradáveis, mas se tratando de cinema, é algo que eu adoro. Só assim percebemos o quanto somos atraídos por falsos detalhes e nos deixamos envolver pela narrativa com uma facilidade incrível. Claro que tem gente que prefere assistir a filmes tentando achar defeitos, adivinhar o assassino, matar a charada antes da pessoa ao lado. Mas eu adoro ser espectadora! Quero mais é que me surpreendam! E Hitchcock faz isso muito bem.

E olha que a fase "sobrenatural" do filme deixa muito a desejar. Parecia mais trama de um romance barato. John Ferguson leva apenas cinco minutos para se apaixonar perdidamente pela mulher de seu amigo! Tanto que entra na aparente loucura da moça, e fica mentalmente perturbado quando ela morre. Um tanto forçado, né? Mas é isso que dá a graça quando acontece a reviravolta na trama.

As sacadas do roteiro (tudo começou por causa do medo de altura de John, lembram?) e as boas atuações ajudam muito. Dá peninha ver a obsessão dele por sua antiga paixão, e do jogo que ele faz com Judy, querendo transformá-la em  Madeleine a qualquer custo. Ao mesmo tempo em que é cruel, a gente pensa: bem que ela merecia! E o final não poderia ser mesmo muito diferente...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates