3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Outras Noites de Mortos-Vivos

Apesar de não ser o primeiro filme de zumbi, A Noite dos Mortos-Vivos é a principal referência para filmes do gênero desde que foi lançado. De fato o longa é o criador de um sub-gênero contemporâneo de filmes de terror chamado "apocalipse zumbi", e influenciou o arquétipo moderno do zumbi na cultura popular. Logo não é de se admirar que o filme tenha várias continuações, refilmagens e mesmo referências curiosas. Conheça algumas delas!

Sequências
Despertar dos Mortos, 1978
A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968)é o primeiro de cinco filmes de zumbis dirigidos por George Romero. Após o filme de 1968, chegaram Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978), O Dia dos Mortos (Day of the Dead, 1985), Terra dos Mortos (Land of the Dead, 2005) e Diário dos Mortos (Diary of the Dead, 2008). Cada filme traça a evolução da epidemia dos mortos-vivos nos Estados Unidos e as tentativas desesperadas da humanidade para lidar com isso. Como em A Noite dos Mortos-Vivos, Romero apimentou os outros filmes na série com críticas específicas aos períodos nos quais eles foram lançados.

No mesmo ano que Dia dos Mortos estreou, o co-roteirista de A Noite dos Mortos-Vivos, John Russo, lançou um filme intitulado A Volta dos Mortos Vivos (Return of the Living Dead). O filme de Russo oferece uma continuidade alternativa ao filme original para se opor à Despertar dos Mortos, mas agiu mais como uma sátira do que uma sequência. O filme de Russo gerou quatro continuações. A última, Return of the Living Dead: Rave from the Grave, foi lançada em 2005 como um filme para televisão.

Refilmagens
Versão de 1990


Foram feitas duas refilmagens do clássico até hoje. A primeira, lançada em 1990. A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead) foi dirigida por Tom Savini. Romero re-escreveu o enredo do original de 1968 do qual havia sido coautor junto a John A. Russo.


Em 2006 chegou A Noite dos Mortos-Vivos 3D (Night of the Living Dead 3D). A segunda refilmangem teve roteiro de Robert Valding. Mesmo com novo roteirista apresenta poucas alterações na história, seu maior atrativo é mesmo a tecnologia 3D.

Referências Curiosas
Foi por acidente que encontrei essa divertida referência. Procurando imagens para ilustrar minha resenha do filme encontrei uma que julguei ser da mocinha catatônica Barbra.

Não era Judith O'Dea!

Qual não foi a minha surpresa ao reconhecer Patrícia Arquete nos trajes e cenários de A Noite dos Mortos Vivos, com direito a zumbí, e tudo.

A série A Paranormal (Medium) da qual Arquete é protagonista, faz referência ao clássico de Romero.  O episódio especial de Halloween, intitulado Bite Me,  foi lançado em 2009 e utiliza cenas do filme. Nele Allison DeBouis, usa seus dotes paranormais para investigar a morte de um diretor de cinema. Em seus sonhos, veículo onde as pessoas do além se comunicam com ela e a ajudam a resolver os crimes, a personagem se vê participando de um filme de terror.

Reanimated
Original
Night of the Living Dead: Reanimated é uma colaboração artística em massa que visa recriar o clássico de Romero. Artistas e animadores internacionais foram convidados a seleccionar cenas do filme, e a reinventá-las através da sua arte. Aberta a todos os estilos, materiais e processos, o projeto teve cenas recriadas de todas as formas, desde Bonecos a CGI, Animação Tradicional a Flash, Pinturas a Óleo e Tatuagens. Os trabalhos foram organizados e montados de acordo com a linha temporal do filme original, de maneira a criar um vídeo totalmente novo, inteiramente feito de arte. Visite o site do projeto e assista os trailers.

0 comentários: