Home » , , , » Lições de Casablanca

Lições de Casablanca


Casablanca é daqueles filmes do qual você gosta mais cada vez que assiste. Da primeira vez que vi, fui pega de surpresa pela história e gostei do resultado. Mas revê-lo é muito mais prazeroso, é como reencontrar velhos conhecidos. Você já conhece os segredos e fraquezas dos personagens, sabe para onde a história caminha, e, mesmo que não seja o final que você gostaria de ver, acaba concordando que é melhor assim. Taí uma lição pra vida

É ousado dizer isso, mas acho que gosto de tudo em Casablanca. A história de dois amantes separados pelas circusntâncias da vida, que se reencontram quando já é tarde demais para retomar o passado já é motivo suficiente para nos envolver. Mas tudo isso é contado com uma classe que a gente só encontra mesmo nos clássicos. É impressão minha ou os filmes antigos tinham mais charme que todos os filmes atuais juntos? Juro que eu queria tomar um drinque no Rick's qualquer dia desses.

Humprey Bogart, que não é exatamente meu ideal de galã, é de uma personalidade incrível (mérito também do roteiro, que lhe reservou umas tiradas geniais). Ingrid Bergman, linda e poderosa toda vez que surge em cena, faz a gente até esquecer que sua personagem, Ilsa, partiu o coração do pobre Rick. E Dooley Wilson, o famoso Sam, dá um show à parte, tanto no piano quanto nas impagáveis expressões do tipo "Isso não vai dar certo...". Paul Henreid como Victor Lazlo convence tanto que me contagiou a cantar um trechinho da Marselhesa também. Aliás, é impressionante como Michael Curtiz conseguiu reunir um elenco de primeira até para os papéis mais secundários, todos irrepreensíveis.

Engraçado que, revendo o filme agora, me dei conta de uma coisa que não tinha reparado antes: a cidade no Marrocos, em plena Segunda Guerra, não dá nome ao filme por acaso. O lugar, longe de ser apenas pano de fundo para uma história de amor, é também um personagem importante: lá estavam centenas de pessoas que não têm nada além de esperanças de um futuro melhor. Embora seja só um local de passagem, é o início de uma viagem rumo ao desconhecido, com a promessa de que o que quer que esteja nos esperando vai ser melhor do que o temos agora, mesmo cientes de que a única coisa concreta que temos é o aqui e o agora. Um pouco como a vida, não? Taí outra lição de Casablanca.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates