Home » , , » Amizade não tem preço

Amizade não tem preço


Para mim, Os incompreendidos pode ser resumido em uma palavra: amizade. Porque, acompanhando a trajetória do pequeno Antoine (Jean Pierre Léaud), vamos descobrindo que a vida em casa pode estar um caos, você pode se decepcionar com as pessoas ou não receber o respeito que merecia, a escola pode não ser o lugar mais agradável do mundo em certos momentos, e você pode acreditar que muitos dos seus sonhos não vão se tornar realidade tão cedo, mas ter alguém com quem contar é fundamental. Quer cena mais bonitinha do que  René (Patrick Auffray) roubando comida para o amigo, escondido em sua casa? Ou saber que ele tentou visitá-lo no reformatório, mesmo sabendo que seria proibido de entrar?

O filme é melancólico, sim, do começo ao fim. Não dá pra ser indiferente às coisas que acontecem na vida do protagonista, desde o falso clima de felicidade no ambiente familiar à chegada ao reformatório. Não sem antes dividir uma cela de delegacia com criminosos que cometeram sabe-se lá o quê.  Ok, ele fugiu de casa e realizou pequenos furtos, mas era só uma criança, que precisava de atenção e um pouco de orientação. E com isso ele não podia contar.


Apesar desse clima, há algumas cenas divertidas, que ajudam a aliviar a tensão, como a de Antoine zombando do professor de inglês por ter a língua presa. Mas a minha sequência favorita mesmo é aquela em que ele acende uma vela para Balzac para tirar boa nota em redação. Vale o filme inteirinho! Para completar, quase provoca um incêndio em casa (sem querer, é verdade) e recebe uma boa bronca do pai. Tem horas que só o humor salva.

O desfecho, embora mais enigmático do que eu gostaria, é bem poético. Finalmente, Antoine conhece o mar que tanto sonhava. Mas o recorte da infância do protagonista é bem fechado, e Truffaut não dá nenhuma pista do que vai acontecer em seguida. Incomodou um pouco, vai, mas só um pouquinho. Pra mim, Antoine ali já é uma pessoa totalmente diferente, finalmente livre. Livre do reformatório, dois pais indiferentes e com um infinito de possibilidades à sua frente. Os incompreendidos mostra que, para ser um bom cineasta, é preciso sensibilidade. Quer dizer, isso a gente precisa para ser qualquer coisa, né? Pena que esteja em falta hoje em dia.


0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates