Home » , , » A vida é dura

A vida é dura


Antoine, o incompreendido: história para amolecer corações de pedra

Mais um filme francês de nossa lista, Os incompreendidos (Le quatre cent coups, 1959) está longe de ser "mais um filme francês". Tudo bem que é de nouvelle vague que estamos falando, mas esse filme conseguiu prender minha atenção, sem ficar cansativo em nenhum momento. Aqui acompanhamos a triste história de Antoine, um menino muito pobre que vive encrencado na escola e que tem um lar perturbado. Um dia, enquanto cabulava aula com seu melhor amigo, encontra sua mãe na rua aos beijos com outro homem. Isso muda dramaticamente sua vida.
Se antes ele saía com seu amigo para passar a manhã num parque de diversões, como qualquer criança já fez (ou sonha em fazer), agora ele tem a idéia fixa de que seu lar nunca mais será o mesmo e que ele precisa sair de lá. Para isso, passa a cometer pequenos furtos. E nós acompanhamos a transformação na vida desse menino, que levava uma vida dura e triste, e que agora é um rebelde. Enquanto a mãe tenta comprar sua confiança e manter segredo sobre a sua infidelidade, ele arquiteta com o melhor amigo um jeito de se virar sozinho. Ao roubar uma máquina de escrever (e não conseguir vendê-la), acaba sendo preso e condenado ao reformatório.
O filme é triste, imaginar a solidão em que o menino vivia é de cortar o coração. Mérito do pequeno Jean-Pierre Léaud, fantástico como o pretagonista angustiado. As cenas que mais me marcaram, em sua interpretação, são quando Antoine está sendo levado para o reformatório e chora ao ver a cidade iluminada por trás das grades e a do interrogatório, já no finalzinho do filme. A direção é segura, apesa de ser um filme de estréia de diretor (Truffaut não é considerado mestre à toa) e as tomadas são lindas e inteligentes, contrastando com a brutalidade do que se vê em cena. Não sei se acontece com todo mundo, mas ainda fico chocada quando vejo cenas de escolas em filmes antigos, quando os alunos eram humilhados na frente da classe inteira e saber que essa era uma realidade, o respeito adquirido pelo medo. Devo frisar que não concordo com a realidade atual, onde os alunos se acham no direito de agredir professores - acho que deve existir respeito mútuo, os alunos devem ser vistos como seres humanos e futuros cidadãos e professores devem ser admirados e respeitados por seu conhecimento.
Mais uma vez não compreendi o final. Esperava ao menos uma indicação do que aconteceria com Antoine. Ele manteve o coração bom e puro apesar da violência sofrida, merecia, ao menos, o caminho da redenção. Não que eu esperasse ver um final de conto-de-fadas, mas algo mais definido. Dá para perceber que ele não pararia, até atingir seu sonho (a metáfora é clara, ele foge e corre até ver o mar, o que ele mais queria). Mas... Qual era o sonho de Antoine? Infelizmente, para mim, faltou isso para que ele deixasse de ser um incompreendido.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates