A passos lentos

É assim que caminha a humanidade segundo o filme. A passos bem lentos, aliás. Mas anda. E é isso o que importa. A história de Assim caminha a humanidade (Giant, 1956) mostra bem como funciona a sociedade texana: mesmo sabendo que as suas amadas terras foram "barganhadas" com o povo mexicano, os texanos tem orgulho de ser americanos e um preconceito enorme com os imigrantes. O que vemos aqui é que o preconceito em todos os níveis: para com os mais pobres, os imigrantes, até mesmo com os compatriotas de outros estados- quem não é texano parece não ser suficientemente americano. Mas existe uma coisa ainda maior que o preconceito: o amor incondicional que dedicamos aos nossos.

É o que Leslie Lynnton (Elizabeth Taylor) descobre após casar-se com Jordan 'Bick' Bennedict (Rock Hudson). Moça do leste, acostumada a pensar por si própria, casa-se apaixonada com Bick e vai morar em Reata, sua enorme fazenda no Texas. Além da enorme casa e das milhares cabeças de gado, só há vento, terra e a triste cidadezinha de imigrantes chamada Vintecito. A fazenda era regida pela ainda mais rígida irmã de Bick, Luz (Mercedes McCambrigde), e ela tratava a todos os empregados com o devido tratamento texano. Ao chegar em local tão inóspito, Leslie logo sente que tem que tomar o seu lugar à força ou será sempre tratada como uma hóspede, uma inútil.

A vida no Texas não é fácil para mocinhas rebeldes, Leslie...


Espaço conquistado com delicadeza e persistência, ela se sente mais à vontade para buscar o que fazer naquela imensidão de terras. Com o pai médico, era óbvio que ela tivesse um certo pendor para cuidar dos mais necessitados, independente de eles serem imigrantes ou não. Imagine o choque de um homem, texano, ao ver que sua esposa está cuidando de doentes imigrantes. Tão rebelde quanto a jovem senhora Bennedict é o faz-tudo da fazenda, protegido de Luz Benneditc - Jett Rink (James Dean, maravilhoso). Mesmo quando lhe foi oferecido em dinheiro o dobro do valor que suas terras herdadas valiam (após a morte acidental de Luz, ela deixa para o capataz um pequeno pedaço de terra, sem muita valia para os poderosos Bennedict), ele recusa a oferta e fica com a terra. E contra todos, começa a cavar a terra e se prova certo: petróleo, o ouro negro, jorra aos baldes de sua pequenina porção de terra. E qual é a primeira coisa que este novo milionário faz? Jogar na cara do ex-patrão que agora é mais rico que ele, lógico. E dentro de terras que até pouco tempo eram dele. Óbvio que não ia dar certo. E dali em diante, eram inimigos declarados - mas com uma coisa em comum: amavam a mesma mulher.

Mesmo após terem se separado por algum tempo, para evitar o desgaste, o casal se ama muito. E não conseguem ficar muito tempo longe. O amor fala mais alto. Os anos passam, os filhos crescem e os problemas aumentam: como um filho primogênito de um grande senhor de terras pode nascer sem vontade de cuidar de vacas? Como vai querer ser médico e ainda casar com uma imigrante? Como sua tão amada filha casa-se com um homem que quer ter sua própria terra, mesmo que ela nunca vá ser ao menos parecida com a que é sua por direito? E que a outra, tão nova, esteja "de paixonite" por seu maior rival? Novamente, é o amor pelos filhos que o faz sucumbir aos seus sonhos: sim, o filho pode ser médico; a outra pode ser atriz; ele pode vender suas terras para a exploração de petróleo; ele pode brigar pelo respeito com os imigrantes, sendo seus parentes ou não. A lição que fica é essa: o amor é mais forte que qualquer outra coisa. Uma bela lição, diga-se.


Dean: simplesmente perfeito.

O filme é bem longo (são 2 dvds só de filme, fora o de extras de produção) mas não é cansativo. A produção é riquíssima, os cenários são bem construídos, as tramas são bem interligadas, os temas são bem espinhosos e muito bem desenvolvidos. Uma crítica bem mordaz, mas ao mesmo tempo suave, sutil. É bem interessante, e as personagens são ricas e lindamente interpretadas - destaque para Bick e Jett, os opostos da sociedade capitalista. Um nasceu em berço de ouro e foi criado para dar continuidade ao império, o outro mal teve oportunidades na vida, mas agarrou a que lhe pareceu com unhas e dentes e conseguiu vencer - a personificação do american dream. Até a diferença de estatura entre Hudson e Dean também parece influenciar na diferença entre os personagens. Aliás, não dá para não comentar a espetacular presença de James Dean. São poucas as suas cenas, e suas falas também não são muitas. Mas é o suficiente para roubar a cena em cada momento que aparece. A sua construção de Jett, um roceiro preconceituoso que se apaixona pela senhora rica, e que faz de tudo para ser mais rico que o rival, porém não se esforça para crescer (só enriquecer, como se isso fosse a única coisa que importasse), e que no fim acaba um lorde do petróleo, bêbado, sozinho e amargurado... É perfeito, emocionante - a melhor coisa dentro deste maravilhoso filme.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates