Home » , , » Pelo mundo afora!

Pelo mundo afora!

Acho que foi por causa do cartaz que nunca assisti a Thelma & Louise. Provavelmente, culpa da foto das duas sorridentes combinada com a estrada, sempre tive a sensação de que era um road movie tipo Sessão da Tarde. Pensando bem, não me lembro deste filme ser exibido constantemente nas sessões da tarde dos anos 1990, o que torna a minha impressão ainda mais absurda. Só para variar (como se isso não acontecesse por aqui semana sim, outra também!), eu não podia estar mais enganada quanto à natureza deste longa do eclético Ridley Scott.

Não sabemos muito sobre Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) quando a viagem começa. Mas temos certeza absoluta de que a "dona de casa/saco de pancada" e a garçonete sobrecarregada, respectivamente,  precisam de férias URGENTES! E é isso que elas fazem, deixa tudo para trás, por um fim de semana divertido em uma cabana de pesca. Porque pesca é o passatempo favorito das meninas! Bah! Mulheres pescando, quando ouvimos isso sabemos que elas nunca chegarão à tal cabana. E nos perguntamos porque cargas d'água  as moças escolheram atividades tão desinteressantes para elas.

Só que Thelma é uma cabecinha de vento, casada com o primeiro namorado desde os 18 anos e parece não entender o mundo que a cerca, logo arruma encrenca na primeira parada, literalmente. Depois de fazer algo que não pode ser desfeitos, as moças passam a ser procuradas pela polícia. Armam um plano para fugir para o México. Tudo corre razoavelmente bem, até o J.D. (Brad Pitt, em início de carreira), cruzar seu caminho e arruinar os planos. A partir daí, as moças precisam usar a criatividade para seguir com o plano, e acabam descobrindo serem capazes de coisas antes inimagináveis para elas.


É claro que no meio da correria, (afinal é um road movie) sobra tempo para a diversão. Aliás, ouso dizer que aqueles foram os melhores dias na vida daquelas personagens. Como a própria Thelma afirma, mesmo danto tudo errado e estando ferradas, "estão se divertindo!".

Não vou dizer que é uma jornada de libertação e autodescoberta, pois todos os filmes de estradas são (ops! eu disse!). O interessante é que elas fazem tudo isso, do lado errado da lei. Não são injustiçadas, elas realmente cometeram aqueles crimes, mesmo "sem querer", são culpadas e sabem disso. Ainda assim, torcemos por elas. E nem precisávamos saber do passado sofrido de Louise para tal. Logo nada mais natural que nos satisfazermos, com o final estilo "até as ultimas conseqüências, sem desistir". É triste, mas é a melhor escolha.

Eu já nutria um enorme respeito por Susan Sarandon. Adoro ela, sempre precisa seja qual for o papel. Mas até este filme Geena Davis, era apenas a moça que afundou filmes de piratas, enfrentou Beetle Juice, e casou com Hugh "House" Laurie para poder adotar um rato (A Ilha da Garganta Cortada, Os fantasmas se divertem e O pequeno Stuart Little). É ótimo descobrir esta incrível atuação. Nem mesmo "Baby" Pitt decepciona em uma de suas primeiras empreitadas.

A cena do caminhoneiro me lembrou porque não devemos falar sem pensar com as pessoas nas estradas. As diferentes paisagens estadunidenses, como cenário, são de tirar o fôlego. E é impossível não perceber como era difícil encontrar alguém em uma época pré-celulares e GPS. Sumir era moleza!

Entretanto, nada me impressionou mais que o esforço para capturar duas donas de casa. Era tanto carro de polícia, que um pouco daquela poeira veio parar em meu sofá. Me admira que, com tamanha habilidade e competência, ainda não tenham encontrado Osama Bin Laden. Se bem que, ocupados com donas de casa, quando vão ter tempo de procurá-lo?

Contamos para eles que Bin Laden está no ultimo posto?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates