Home » , » As casas de Hogwarts

As casas de Hogwarts

A Escola de magia e bruxaria de Hogwarts é um internato. Seus alunos são acomodados em quatro grupos, chamados de casas Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa.. A divisão é antiga, da época da fundação da escola, cerca de mil anos atrás e tem relação com os fundadores da instituição.

Hogwarts foi fundada pelos quatro bruxos mais poderosos da época, mas cada um deles tinha opiniões diferentes sobre as qualidades dos alunos admitidos. Logo, sem chegar a um consenso, cada um fundou uma casa e escolhia seus membros entre os alunos que achavam mais adequados.

Gryffindor (Grifinória, em português)

Fundada por Godrico Gryffindor, que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo é um leão, apesar do nome original da casa, Gryffindor indicar um grifo (supostamente, o nome Gryffindor vem da junção das palavras "griffin", grifo em inglês, e "d'or", que significa 'de ouro' em diversas línguas latinas).


Ravenclaw (Corvinal)

Fundada por Rowena Ravenclaw, que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo é a águia, apesar de o nome Ravenclaw conter a palavra corvo (raven). Uma característica muito notada nos integrantes da casa Corvinal, mas que não é dita como uma característica específica da casa nos livros, é a beleza, quebrando o estereótipo de que "beleza e inteligência não se misturam".

Slytherin (Sonserina)

Fundada por Salazar Slytherin, que era astuto, qualidade que apreciava em seus educandos. Ele também tinha preferência por alunos de ancestralidade bruxa, ou seja, puros-sangue, embora essa não seja uma regra. Suas cores são verde e prata. Seu animal símbolo, a serpente, em referência a ofidioglossia (habilidade de falar com cobras) de Slytherin. A maioria dos bruxos das trevas pertenceu à Sonserina, o que não quer dizer que a todos os membros falte o caráter, ou que não haja malvados de outras casas.

Hufflepuff (Lufa-Lufa)

Fundada por Helga Hufflepuff, que disse que aceitaria a todos e ensinaria o que pudesse. Helga era uma mulher leal, honesta e aplicada, e valorizava essas qualidades em seus alunos. Seus alunos são justos e generosos. Suas cores são amarelo e preto, e seu animal símbolo, o texugo.

Diante da inevitável morte dos fundadores (coisa dificil de contornar, mesmo com magia), um problema ficava eminete: como manter a escolha fiel aos princípios dos fundadores depois que eles se forem. Foi então que Godric Gryffindor teve uma idéia, retirou seu próprio chapéu da cabeça e o enfeitiçou, criando o Chapéu Seletor. Desde desse dia, todo calouro deve colocar o chapéu em seu primeiro dia de aula. Uma vez na cabeça de um aluno, o objeto é capaz de dizer a que casa ele ou ela pertence.
Sonserina, não! Sonserina, não!

Contudo, foi relatado que algumas vezes o Chapéu leva em conta a preferência dos alunos, apesar de suas caracteristicas. Aparentemente são nossas escolhas, e não as qualidades que revelam quem realmente somos.

Com o tempo, tradições foram formadas, competições de quadribol e estudos são incorporadas à rotina da escola. As casas passam a ser como uma família para cada estudante. Seus erros e acertos concedem e retiram pontos da grupo que concorre todo ano à Taça das Casas.

Continue acompanhando nosso mês especial Harry Potter e descubra tudo sobre o mundo bruxo!



1 comentários:

alina spears disse...

eu adoro harry potter é demais!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates