3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sábado, 9 de julho de 2011

As casas de Hogwarts

A Escola de magia e bruxaria de Hogwarts é um internato. Seus alunos são acomodados em quatro grupos, chamados de casas Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa.. A divisão é antiga, da época da fundação da escola, cerca de mil anos atrás e tem relação com os fundadores da instituição.

Hogwarts foi fundada pelos quatro bruxos mais poderosos da época, mas cada um deles tinha opiniões diferentes sobre as qualidades dos alunos admitidos. Logo, sem chegar a um consenso, cada um fundou uma casa e escolhia seus membros entre os alunos que achavam mais adequados.

Gryffindor (Grifinória, em português)

Fundada por Godrico Gryffindor, que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo é um leão, apesar do nome original da casa, Gryffindor indicar um grifo (supostamente, o nome Gryffindor vem da junção das palavras "griffin", grifo em inglês, e "d'or", que significa 'de ouro' em diversas línguas latinas).


Ravenclaw (Corvinal)

Fundada por Rowena Ravenclaw, que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo é a águia, apesar de o nome Ravenclaw conter a palavra corvo (raven). Uma característica muito notada nos integrantes da casa Corvinal, mas que não é dita como uma característica específica da casa nos livros, é a beleza, quebrando o estereótipo de que "beleza e inteligência não se misturam".

Slytherin (Sonserina)

Fundada por Salazar Slytherin, que era astuto, qualidade que apreciava em seus educandos. Ele também tinha preferência por alunos de ancestralidade bruxa, ou seja, puros-sangue, embora essa não seja uma regra. Suas cores são verde e prata. Seu animal símbolo, a serpente, em referência a ofidioglossia (habilidade de falar com cobras) de Slytherin. A maioria dos bruxos das trevas pertenceu à Sonserina, o que não quer dizer que a todos os membros falte o caráter, ou que não haja malvados de outras casas.

Hufflepuff (Lufa-Lufa)

Fundada por Helga Hufflepuff, que disse que aceitaria a todos e ensinaria o que pudesse. Helga era uma mulher leal, honesta e aplicada, e valorizava essas qualidades em seus alunos. Seus alunos são justos e generosos. Suas cores são amarelo e preto, e seu animal símbolo, o texugo.

Diante da inevitável morte dos fundadores (coisa dificil de contornar, mesmo com magia), um problema ficava eminete: como manter a escolha fiel aos princípios dos fundadores depois que eles se forem. Foi então que Godric Gryffindor teve uma idéia, retirou seu próprio chapéu da cabeça e o enfeitiçou, criando o Chapéu Seletor. Desde desse dia, todo calouro deve colocar o chapéu em seu primeiro dia de aula. Uma vez na cabeça de um aluno, o objeto é capaz de dizer a que casa ele ou ela pertence.
Sonserina, não! Sonserina, não!

Contudo, foi relatado que algumas vezes o Chapéu leva em conta a preferência dos alunos, apesar de suas caracteristicas. Aparentemente são nossas escolhas, e não as qualidades que revelam quem realmente somos.

Com o tempo, tradições foram formadas, competições de quadribol e estudos são incorporadas à rotina da escola. As casas passam a ser como uma família para cada estudante. Seus erros e acertos concedem e retiram pontos da grupo que concorre todo ano à Taça das Casas.

Continue acompanhando nosso mês especial Harry Potter e descubra tudo sobre o mundo bruxo!



1 comentários:

alina spears disse...

eu adoro harry potter é demais!