Home » , , » Inicio da última jornada!

Inicio da última jornada!

Foi-se o tempo em que um filme de Harry Potter iniciava com o logo da Warner, sendo atravessado por corujas em um céu azul. Em as Relíquias da Morte - parte 1, até o logo é decadente, sombrio e enferrujado. O longa é o mais diferente da saga, com sua atmosfera tensa e contemplativa.


Logo nas primeiras cenas assistimos ao trio, Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), se preparando para uma longa de difícil jornada. Dumbledore está morto e Harry,sempre acompanhado por Ron e/ou Hermione, precisa terminar seu trabalho, encontrar todas as partes da alma de Voldermort e destruí-las. Enquanto o resto do mundo tenta sobreviver aos desaparecimentos, interrogatórios e invasões realizados pelos seguidores do Lorde das Trevas, que conseguiram se infiltrar no Ministério da Magia e mesmo em Hogwarts.

O armário sob a escada agora, parece pequeno e distante. É ate difícil encara-lo como o problema que era, viver nele, lá no primeiro longa. Agora, eles precisam abrir mão de coisas simples, como perfume, o mínimo de conforto, e até companhia. Sensação bilhantemente expressada com uma única fala, ao chegar ao largo Grimauld: Estamos sozinhos!

Estamos sozinhos, literal e figurativamente!
Abordando apenas cerca de 60% do livro, o longa tem tempo de sobra para explorar o clima de tensão, solidão e, as vezes, até um pouco de desesperança de três adolescentes que precisam deixar tudo e todos para trás e tomar as rédeas de suas mais que complicadas vidas. Sem no entando se entregar completamente a desesperança, e usando a amizade para isso, como na supra-mencionada cena de dança entre Harry e Hermione. Um acréscimo delicado e muito bem vindo. Um prato cheio para Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint mostrarem que depois de dez anos interpretando Harry, Hermione e Ron estão confortáveis com suas personagens e aprenderam a atuar. Grint se sai melhor, intercalando momentos dramaticos e sombrios com seus já usual alívio cômico.

Melhor ser malvado sem chefe!
Sobra mais tempo também, para os personagens secundários, para observarmos as atividades dos personagens das trevas, e para as histórias paralelas necessárias para o desenvolvimento da trama principal. O que inclui uma cena animada, sobre o Conto dos Três Irmãos, história presente no livro infantil Os Contos de Beedle, o Bardo e com relevânte importância para a trama.

Nota-se que até para os Malfoys a vida era melhor sem Voldermort (Ralph Fiennes). Seja através do desepero e barba por fazer de Lucius (Jason Isaacs), ou pela relutância de Draco (Tom Felton), que provavelmente descobriu que a vida de comensal não é nem um pouco parecida com praticar bullying na escola.

Cenas de ação, embora escassas são de tirar o fôlego e compensam aqueles que não ficam tão confotáveis com as longas cenas em que nada, a não ser a tensão e o tom de urgência, acontece. Cusioso é que durante a batalha contra Nagini em Godrics Hollow, sempre que a briga vai para casa vizinha, imagino: aquele é o quarto de bebê de Harry, onde ele ganhou a cicatriz. - Se a conexão é uma loucura da minha mente, ou a escolha do cenário foi proposital, só perguntando a David Yates.

Mas, nem só de tensão e ação se faz um bom filme (e embora Azkaban seja meu favorito, adimito: este é a obra prima!). A inspirada, e impecavelmente executada, cena dos 7 Harrys merece ser revista algumas vezes, apenas para identificarmos cada um dos personagens trasmutados na pele de Radcliffe. A produção se esforçou para através dos movimentos identificarmos, a identidade verdadeira de cada um dos clones. Genial!
Fred e George estão idênticos!

Outras obeservações interessantes, são o misnitro da magia "do mal", alto e magricela, parece saído de uma animação stop-motion de Tim Burton.E não importa quantas vezes você assista, sempre vai pensar em uma loja de roupas ao ouvir Belatrix (Helena Bonhan Carter) proferir, em qualquer idioma, a fala: de mulher pra mulher.

O Retorno de alguns personagens, dão uma idéia de continuidade. Deve ser bom, para quem não leu os livros, lembrar que Madam Maxine, Fleur e Umbrige ainda existem e seguiram com suas vidas. Mas nenhum retorno é tão comovente quanto o do elfo doméstico livre Dobby. O personagem digital nos faz rir de seu modo de pensar, aplaudir sua atitude e chorar por ele em um intervalo de minutos. Muito ator de carne e osso não é capaz de tal proeza.
Palmas para Dobby em quase todas as salas de cinema!

O único grande furo aqui, é o tal caco de espelho que Harry carrega em sua meia. Sim ele existe no livro, e tem um propósito no ultimo longa. Mas na saga cineatográfica ele apareceu sem explicação alguma. De onde veio? Desde quando Harry está com ele? O interessante é que eu que li o livro fiquei incomodada, mas quem acompanha pelo cinema nem tomou conhecimento. Ou ficou com vergonha de perguntar.

Colocando prós e contras na balança, o longa é ótimo. Diferente e inteligente, uma ótima introdução para o gran-finale!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates