Home » , , » Malfeito-feito!

Malfeito-feito!

Agora não tem volta!
Não tem volta! Voldermort (Ralph Fiennes, que não aparece mas é super mencionado) agora é uma ameaça real não apenas para o mundo bruxo, mas para os trouxas também. É hora de Dumbledore (Michael Gambon) começar a preparar Harry (Daniel Radcliffe), para enfrentar seu arquinimigo, a começar por entender sua história. Enquanto Draco Malfoy (Tom Felton) tem uma importante missão a cumprir. Põe importante nisso, chegamos a ter pena do vilãozinho em alguns momentos.

Notou que não mencionei nenhum príncipe na sinopse aí em cima? É que, como dezenas de outros detalhes do tijolo que é o sexto volume da série, história do príncipe do título é simplificada ao máximo, em prol da trama principal. A ausência de alguns detalhes confunde quem acompanha a série apenas nos cinemas (e enfurece fãs mais dedicados). Já que no filme não há muito tempo para explicar as peculiaridades do mundo bruxo, como o que é um bezoar. O jeito é deixar a curiosidade, ou encher de perguntas aquele seu amigo que leu o livro . Ainda assim o longa tem uma história concisa e um ótimo ritmo, suas 2h30 passam voando.

Não use contra mim!
O tal príncipe do título é o dono de um livro de poções que Harry usa e que o torna o melhor aluno da classe. Como se sua fama já não fosse suficiente para impressionar o novo professor de Hogwarts Horácio Slughorn (Jim Broadbent, que de tão perfeito parece ter saltado das páginas). Recrutado pessoalmente por Dumbledore e Harry, o velho mestre detém uma informação crucial para os planos de derrotar o Lord das Trevas.

E não há momento mais inspirado que a sequencia de Harrry sobre o efeito da "sorte líquida", poção que ajuda o rapaz a conseguir a verdade do professor. Alterado, e meio bobo, Radcliffe protagoniza uma das cenas mais divertidas da franquia. Mesmo tendo uma morte envolvida.

Que a série fica sombria a cada capitulo não é novidade. A graça é apreciar o equilíbrio entre o clima de "guerra fria", e as cenas de humor (a maioria protagonizada por Ron) que dão leveza a trama. Apesar da tensão, o clima estudantil, mais presentes nos 3 primeiros longas, retorna. Aulas, namoros, quadribol (com a "exepcional estréia de Ron), "bolas de dragão". O que dizer do ataque de paixonite de Lilá em frente aos professores. Inusitado, desconfortável e muito divertido!

- Pq sempre que algo estranho acontece vocês 3 estão por perto? 
- Acredite professora me  faço essa pergunta a 6 anos!
Sequências de ação, muitas delas não presentes nos livros, dão ritmo acelerado e tenso, que junto com o visual cinzento e eternamente nublado, ambientam a época perigosa na qual a história se situa. A cena do ataque a Toca (cenário pela primeira vez muito bem explorado), supera até o grande final do longa, e por falar nele... Embora empolgantes, o excesso de ação no decorrer da história tira brilho do clímax, que parece meio mixuruca depois de tantos perigos. Primeiro imaginei que um pouco mais de fidelidade ao livro, onde a batalha é mais longa era necessário. Mas, pensando melhor, se houvesse uma grande batalha em Hogwarts nesse ponto da história, o 8º e ultimo longa correria o risco de parecer, mais do mesmo.

Duas sequencias entretanto merecem ser vista mais de perto. O colar envenenado, resulta em uma cena no estilo O Exorcista é de arrepiar os cabelos. E os efeitos colaterais da poção protetora da horcrux em Dumbledore. Gambon confere uma fragilidade agoniante ao um personagem forte. Mesmo sabendo ser necessário, e vontade do mestre, queremos impedir aquela maldade a todo custo. Em seguida, nada fala mais alto o que sentimos ao ver a sala do velho diretor, vazia, silenciosa, sem vida.

Também é bom  ver, mesmo que de relance, Tonks e Lupim. Personagens fortes nos livros, mas com pouco espaço em tela. E descobrir que até Voldermort foi criança um dia.  O Enigma do Príncipe é na verdade uma grande introdução para desfecho da franquia. E tem muitas diferenças se comparado ao obra literária, felizmente devemos agradecer muitas dessas mudanças.
Criança sim, inofensivo nunca!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates