- O nome original do filme, Todo sobre mi madre, é uma homenagem de Pedro Almodóvar ao filme All About Eve (no Brasil, A Malvada), de 1950. Ao assistir ao filme com sua mãe, Estebán reclama do título do filme, dizendo que este deveria ter sido traduzido ao pé da letra.
- Este é o segundo de quatro filmes em que o diretor e a atriz Penélope Cruz trabalharam juntos. Os demais foram Carne trêmula (1997), Volver (2006) e Abraços partidos (2009);
- É o quarto de seis filmes em que Almodóvar e a atriz Marisa Paredes trabalham juntos. Os anteriores foram Maus hábitos (1984), De salto alto (1991), A flor do meu segredo (1995), Fale com ela (2002) e La piel que habito (2011);
- Além do Festival de Cannes, onde foi premiado, o filme ainda participou dos Festivais do Rio e de Nova York;
- Tudo sobre minha mãe é a 18ª indicação de um filme espanhol na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar.
- O filme é dedicado a grandes mulheres do cinema e também à mãe de Almodóvar, que morrera logo após o final das filmagens.
- O monólogo de Agrado foi baseado em um evento da vida real. Quando o sistema eletrônico de um teatro argentino falhou, o diretor suspendeu o show. A atriz Lola Membribes decidiu dar a notícia para o público e torná-los uma oferta: se ia ficar, eles poderiam ouvir a narração de sua vida.
0 comentários:
Postar um comentário