Home » , , » Não apenas sobre minha mãe...

Não apenas sobre minha mãe...

Manuela (Cecilia Roth) é uma mãe solteira. Sua vida era cuidar de seu único filho, o escritor precoce Esteban (Eloy Azorín). Para comemorar os 17 anos do rapaz, mãe e filho vão assistir à peça Um bonde chamado desejo, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes), de quem o rapaz é fã. Logo, não é de se espantar que Esteban convença a mãe a esperar na porta do teatro, debaixo de uma tempestade, para conseguir um autógrafo da musa. O rapaz é atropelado ao tentar alcançar o carro da atriz. A partir daí é que realmente passamos a conhecer tudo sobre sua mãe.

Sem chão, ao perder seu filho, Manuela tentou encontrar consolo até seguindo o coração doado por seu filho. Sem sucesso ela resolve encontrar o pai do rapaz, que nunca soubera de sua existência, para dar a notícia. E talvez ter alguém com quem compartilhar a dor.

Ela vai para Barcelona, direto para um ponto de protituição, pois o pai é um travesti, Lola (Toni Cantó). Reencontra Agrado (Antonia San Juan), também travesti e grande amiga do passado. Conhece, e ajuda, a Irmã María Rosa Sanz (Penélope Cruz), boa moça, também desencaminhada por Lola. Busca emprego e acaba se tornando assistente de Huma, musa por quem seu filho dera a vida. 

Somando tudo, parecem situações bizarras demais para acontecer, ainda mais com uma mesma pessoa. Entretanto a naturalidade com que são conduzidas e sua função na vida de Manuela a tornam críveis até para os mais detalhistas. Cada novo encontro coloca a protagonista um passo mais longe da depressão causada pela perda de Esteban. Mesmo quando esta fora causada pelo desespero e busca por um pouco de seu filho. É assim, por exemplo, que ela conhece Huma. 
  
Uma vez que as situações são um pouco absurdas, as atuações são contidas. Mesmo em cenas mais fortes, evitando sempre o "dramalhão". Cada cena cumpre sua função, na medida certa, assim como o trabalho do elenco, harmonioso mesmo com personagens tão opostos como Irmã Rosa e Agrado.

Embora Manuela seja o motor, cada personagem tem sua jornada, e seu passado. E, à exceção de Esteban, que se despede logo no início, todas as personagens principais são femininas (às vezes não exatamente mulheres, mas femininas). Mostrando não apenas a predileção de Almodóvar ao abordar o universo feminino, mas sua habilidade e delicadeza em fazê-lo.

Muito bem elaborado, executado e resolvido, Tudo sobre minha mãe é um drama sobre pessoas de verdade em situações extremas. E nos apresenta com respeito e sensibilidade não apenas a mãe de Esteban, mas várias mulheres (sejam nascidas assim, ou mulheres por opção), seus momentos, pensamentos e atitudes de forma sensível e inteligente.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates