Home » , , , » 1 ideia 2 propósitos!

1 ideia 2 propósitos!

Passei os primeiro dez minutos, após o final de Asas do desejo absorta. Congelada, encarando a tela, tentando entender o que achei do longa. Estranho, sem dúvida, mas não detestável ou desinteressante. Damiel (Bruno Ganz) passou a eternidade observando nosso mundo, nosso cotidiano, ouvindo nossos pensamentos. Depois de tanto tempo o anjo decidiu que quer mais que sua existência eterna podia lhe dar. Queria, as atividades cotidianas, os problemas, as oscilações da nossa vidinha cotidiana e efêmera.

Enquanto isso nós aqui embaixo, pensamos muito, muito mesmo! Presos egoisticamente a nossos problemas terrenos. E se considerarmos que o filme se passa na Berlin ainda dividida, o panorama não melhora muito. Ouvir os pensamentos e preocupações cotidianas daquelas pessoas, sejam elas realmente complicadas ou não, é uma forma diferente e delicada de retratar uma época.

E apesar da vida ser como era, Damiel ainda prefere viver aqui. Sua escolha rende a melhor sequencia do filme. Uma inigualável cena de "descoberta do mundo", onde cores, e sensações simples como frio ou o gosto do café, são as melhores coisas da vida. Admirável e divertidíssimo acompanha-lo nessas novas sensações.

Asas do desejo, é estranho! É como uma daquelas poesias complicadas da aula de literatura. Você sabe que é importante, consegue perceber sobre o que se trata, mas continua com aquela sensação de que não compreendeu tudo. Agora troque a roupagem política pelo romance impossível, a linguagem rebuscada pela fórmula tradicional de romances dramáticos hollywoodianos, o que sobra?


Cidade dos anjos conta a história do romance impossível entre o anjo Seth (Nicolas Cage), e a cirurgiã Maggie (Meg Ryan). Em comum com Asas do desejo, a condição de existência dos anjos, que aqui além de nos observar e ouvir, também são encarregados por nos levar quando deixamos a vida. Além, é claro, de algumas referências que fazem valer apena assistir os filmes em sequencia. A mais evidente delas, o anjo caído que ensina a Seth como se tornar um de nós.

Infinitamente mais fácil de acompanhar e entender, afinal segue todas as formas tradicionais da narrativa estrategicamente pensadas para te emocionar. Funcionaria melhor não fosse a terrível cara de "paisagem angelical" de Cage. E o final triste forçado, que faz a maioria chorar aos baldes, mas nesta blogueira que vos escreve da apenas a sensação de "Ah! é sério isso?".

A relação ente Seth ser um "anjo da morte" e Maggie alguém que luta pela vida, é até interessante, mas pouco explorada.  É abandonada assim que o romance entra em cena. Salva-se a boa trilha sonora que na época do lançamento vendeu muitos CDs.

Eis aqui uma coisa que os seres celestiais de ambos os longas anotariam em seus caderninhos de "coisas interessantes dos humanos": a capacidade de usarmos uma mesma ideia para contar histórias distintas. Se uma delas é melhor, ou mais importante que a outra, vai depender da opinião de cada um.

1 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Gosto muito de ASAS DO DESEJO. O roteiro e a fotografia são poesia da melhor qualidade. Já o melô de Meg Ryan...

O Falcão Maltês

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates